O Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo e da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano (Conder), inauguram neste domingo, dia 18, às 11h, o galpão provisório que abrigará os comerciantes durante a reforma da Feira de São Joaquim, prevista para começar no dia 5 de janeiro. O local fica entre a feira e o Clube da Codeba, no bairro de Água de Meninos.
O galpão onde os feirantes ficarão provisoriamente no sistema de revezamento terá 221 boxes, incluindo 39 restaurantes e 142 bancas (estruturas móveis). Já a área do estacionamento, que também integra um espaço de remanejamento, terá 54 boxes e mais 50 bancas, paletes e pedras (estruturas móveis), além de sanitários, setor de administração e área de carga e descarga.
Após a solenidade, que contará com a presença do secretário Domingos Leonelli e do presidente da Conder, Milton Vilas Boas, será aberta oficialmente a décima edição do Festival Gastronômico da Feira de São Joaquim.
O evento – que conta com o apoio da Bahiatursa – reúne o melhor da culinária típica baiana e também dos quitutes produzidos na maior feira livre do país. No cardápio, delícias como o escondidinho de carne do sol, cozido, feijoada, moquecas, arrumadinho, dentre outros. A entrada é gratuita e o convidado paga o que consumir.
Sobre a reforma da feira
A Setur e a Conder cadastraram 2.215 estabelecimentos, entre boxes e bancas. Destes, 800 boxes serão demolidos e reconstruídos. Outros 250 passarão por reformas e 150 boxes serão mantidos com pequenos reparos, pois estão em bom estado de conservação.
De acordo com informações dos dois órgãos, a primeira etapa da obra, que consiste na reforma da área de atacadistas e grossistas e na construção do galpão que será inaugurado neste domingo.
Em seguida, no dia 5 de janeiro de 2012, os feirantes começarão a ser transferidos para o espaço, em sistema de revezamento.
A segunda etapa, que prevê obras na área da enseada, já está em fase de licitação, na Conder, e a abertura das propostas está prevista para o dia 9 de janeiro do próximo ano.
Já a terceira etapa está dividida em seis fases que preveem a instalação de uma completa infraestrutura e novas unidades comerciais. A conclusão total da obra está prevista para o primeiro semestre de 2014.
Os objetivos da reforma são garantir a permanência do equipamento e possibilitar que o local se torne um polo de visitação turística.
A feira possui uma área de 38 mil metros quadrados e foi cedida provisoriamente ao Governo da Bahia pela Superintendência de Patrimônio da União, enquanto o local estiver em obras. Após a reforma, será definido o órgão que ficará responsável pela gestão do equipamento.