Governo e iniciativa privada unem-se para potencializar divulgação do São João da Bahia

 

Setur/Bahiatursa, Abav e UFF unem forças para divulgar o São João Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Setur/Bahiatursa, Abav e UFF unem forças para divulgar o São João da Bahia Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Um esforço conjunto do Governo do Estado com a iniciativa privada vai ajudar a Bahia a potencializar a divulgação das festas juninas na capital e no interior. Com este intuito, foi firmada nesta sexta-feira (27) uma parceria entre a Secretaria do Turismo do Estado/Bahiatursa, Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV- BA) e a União das Festas de Forró da Bahia (UFF), que vão unir forças para incentivar os visitantes que estarão em Salvador durante a Copa do Mundo, em junho de 2014, para que conheçam o São João no Pelourinho e as festas privadas que acontecem no interior do estado. 

“Em Salvador, o governo promove uma grande festa junina no Pelourinho com cinco palcos, tenda para concurso de quadrilhas e telões para transmissão dos jogos. Isso tudo pode ser desfrutado pelos turistas que estiverem na capital baiana, mas podemos incentivá-lo a conhecer também o São João nas festas no interior do estado usando o sistema de bate e volta, serviço de transfer especializado para festas. Esta iniciativa ajuda a fortalecer o turismo interno e a interiorização do turismo”, observa o secretário do Turismo, Domingos Leonelli.

O secretário explica que, ao investir na realização do São João, a Secretaria do Turismo/ Bahiatursa pretende posicionar definitivamente o São João da Bahia como produto turístico no mercado nacional e também como a maior festa regional do Brasil, já que acontece simultaneamente em 417 municípios. “É uma das maneiras de atrairmos mais turistas para o mês de junho, que é um mês de baixa estação, ao mesmo tempo em que valorizamos a cultura junina, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo tanto na indústria, como na agricultura e no serviço”, afirma.

“Um dos objetivos desta parceria é promover uma maior visibilidade dos eventos juninos que acontecem no interior do estado, ressaltando a diversidade, riqueza e cultura regional desta festa que tem a maior participação popular da Bahia”, explica Diego Lomanto, da União das Festas de Forró da Bahia.

De acordo com Lomanto, cada parceiro será responsável por divulgar a tradição dos festejos juninos, colaborando com a sua organização e incentivo ao turismo nas cidades do interior, durante a sua comemoração. “Os parceiros também devem promover eventos estruturados, organizados e que rearfirmem o pluralismo cultural nordestino”, pontua.

Lomanto acrescenta que o governo do estado terá um papel fundamental nesta parceria, “promovendo uma estratégia de mídia com grande visibilidade que incentive a população regional e das capitais no seu deslocamento para o interior durante os festejos juninos”.

De acordo com Lomanto, integram esta parceria todas as festas de camisas que acontecem nas cidades do interior da Bahia: Forró do Piu-piu (Amargosa); Forró do Sfrega (Senhor do Bonfim); Forró do Bosque (Cruz das Almas); Forró do Tio Zé (Santo Antonio de Jesus); Forró do Tico Mia (Ibicuí); Brega Light (Ibicuí); Forró Coofee (Itiruçu); Forró da Margarida (Jequié) e Forró da Vaca Loca (Itapetinga).

Para assegurar uma boa divulgação destas festas privadas, uma das estratégias será incluir na campanha a participação de artistas que vão tocar no interior para divulgar o São João da Bahia. “São artistas de visibilidade nacional, que podem ajudar na promoção do São João tradicional e das festas privadas e também mostrar para o turista que estas festas fechadas contam com uma megaestrutura para ser desfrutada”, observa o presidente da Abav-BA, José Alves, citando que artistas renomados como Ivete, Asa, Chiclete, Aviões do Forró e Estaka Zero serão convidados a participar da iniciativa.

Ele lembra que, mais do que promover as festas privadas, esta ação conjunta vai ajudar a aumentar a movimentação nos municípios do interior onde acontecem as festas gratuitas de São João. “É uma ação que vai beneficiar o turismo no estado e agregar mais valor aos festejos juninos. A ideia é que o visitante que estabelecer base de hospedagem em Salvador possa participar também dos eventos no interior, através do sistema bate e volta (indo e retornando no mesmo dia)”, explica.

São João 2014

Em 2014 a Bahiatursa realizará no Centro Histórico de Salvador, de 12 a 30 de junho, o São João da Copa, com grandes atrações locais, concurso de quadrilhas, comida típica, decoração junina e muito mais, além do apoio aos festejos juninos ao interior do estado. “Também será montado um telão para transmissão dos jogos da Copa do Mundo FIFA, nos dias dos jogos, com atrações musicais garantindo a animação antes dos jogos e shows com bandas locais após os jogos”, detalha o secretário do Turismo, Domingos Leonelli. Ele acrescenta que, após esse período, a Bahiatursa realizará no Terreiro de Jesus o Festival da Independência, de 1 a 12 de julho, também com a transmissão dos jogos da Copa.

Leonelli ressalta que, seis anos após o lançamento do São João da Bahia como produto turístico, o investimento já apresenta bons resultados. “Nesse período, os desembarques aéreos nos três principais aeroportos do estado (Salvador, Ilhéus e Porto Seguro) cresceram 48%. Em 2008, cerca de 246 mil pessoas chegaram à Bahia em transporte aéreo no mês de junho, sendo 208 mil em Salvador, 15 mil em Ilhéus e 23 mil em Porto Seguro. Ano passado, os desembarques somaram 365 mil nas três cidades que mais receberam atenção da promoção nacional do evento”, revela.

“Não podemos deixar de observar que a principal operadora que comercializa os destinos da Bahia saiu de 12 mil pacotes vendidos no período em 2008 para 39 mil em 2012”, comemora o secretário.

Conforme dados da Agerba, somente de Salvador saem 500 mil pessoas durante o feriado para curtir os festejos juninos no interior. Se contabilizados apenas os turistas da capital, o São João movimenta R$ 150 milhões, mas, como há turistas de outros estados, estima-se que esse montante seja maior.

 

 

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863