Governo da Bahia entrega obras em área tombada do Centro Histórico de Salvador

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Turismo (Setur), Secretaria de Cultura (Secult) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), realizam amanhã, dia 13, às 10h, e no domingo, dia 15, também às 10h, a entrega das Obras de Restauração, respectivamente, da Igreja do Santíssimo Sacramento do Pilar e Santa Luzia (Rua do Pilar, 55, Comércio), e da Igreja da Venerável Ordem Terceira do Rosário de Nossa Senhora às Portas do Carmo (Praça José de Alencar s/n Largo do Pelourinho).

A entrega das obras se fará às respectivas Irmandades, proprietárias das antigas edificações, antes de missas celebradas pelas mesmas nas suas igrejas.

Estarão presentes o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, o secretário de Cultura em exercício, Rômulo Cravo, o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, os Priores de ambas Irmandades, autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes de instituições sediadas no Centro Histórico de Salvador.

PRODETUR

As obras foram viabilizadas com recursos do Prodetur 2 (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste) e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Ministério do Turismo, via Setur, com recursos do Banco do Nordeste (BNB) e contrapartida do Tesouro do Estado da Bahia.

As obras do Prodetur 2 eram para ser iniciadas desde setembro de 2002, mas, somente em 2007, graças à intervenção do governador Jaques Wagner junto ao Ministério do Turismo, os recursos foram liberados.

Foram investidos cerca de R$ 20 milhões para recuperar cinco grandes monumentos do CHS através do Ipac: Palácio Rio Branco, igrejas do Rosário dos Pretos, do Pilar e do Boqueirão, e a Casa das Sete Mortes, os quatros últimos bens culturais da Bahia tombados como “Patrimônios Nacionais”, através do Iphan/MinC.

As duas obras entregues agora somam investimento total de R$ 7,86 milhões, sendo a Igreja do Rosário o valor de R$ 2.689.591,00 e a Igreja do Pilar, com o seu cemitério anexo, a cifra de R$ 5.176.974,00.

PILAR:

Retirada de 2,5 toneladas de entulho acumulado na encosta e no cemitério;

Estabilização da encosta da ladeira do Pilar. com a construção de alvenaria de contenção de 500 metros de comprimento e drenagem;

Reforma do teto da igreja;

Substituição de peças de madeira por metálicas no telhado e substituição das telhas;

Recuperação da estrutura de sustentação do forro artístico da nave da igreja;

Restauração do forro da sacristia;

Instalação de novo telhado para o cemitério, com telhas metálicas;

Recuperação do revestimento e pintura interna e externa;

Recuperação das esquadrias de madeira e de ferro e pintura interna e externa;

Restauração de azulejos da nave da igreja;

Recuperação de assoalhos;

Instalação de sanitários e recuperação das instalações hidráulicas e elétricas;

Instalação de elevador de acesso ao 1º pavimento;

Recuperação de balaústres e elementos decorativos em argamassa;

Restauração de cantarias nas fachadas e escadas em lioz;

Restauração de trechos do piso da nave;

Restauração de três imagens da igreja;

Reassentamento dos gradis do adro;

Restauração da Fonte de Santa Luzia;

Instalação de rampa de acesso na entrada lateral da igreja.

ROSÁRIO:

Recuperação total de telhado;

Instalação de sobreforro em fibra de vidro na nave principal;

Restauração de Imagens Sacras;

Recuperação de pintura das fachadas;

Instalação de elevador de acesso ao 1º Pavimento;

Instalação de Copa na área externa;

Restauração de bens móveis e integrados;

Recuperação de pisos e forros de madeira;

Recuperação de pisos e lápides de mármore;

Restauração de pinturas artísticas dos forros;

Recuperação de esquadrias;

Restauração de gradis de ferro;

Restauração de painéis de azulejos;

Restauração de elementos artísticos das torres (azulejos e tochas);

Execução de nova rede elétrica;

Instalação de nova iluminação interna;

Execução de muro no pátio do fundo da igreja;

Reforma e adaptação PNE dos sanitários;

Execução de escada metálica de acesso à torre;

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091