Governo avança na requalificação da Baía de Todos-os-Santos

No dia em que a Baía de Todos-os-Santos completa 510 anos de descobrimento, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) comemora a entrega dos documentos exigidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a obtenção de financiamento para obras de requalificação da zona turística por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional – Bahia). O montante de recursos a serem investidos na Baía será de US$ 85 milhões.

Essa é a primeira das três fases para a captação dos recursos. No início do próximo ano, a missão do BID retornará à Bahia para análise final dos projetos e assinatura dos contratos. O esforço do Governo do Estado é para fazer com que a zona turística de maior potencial náutico da Bahia se torne uma das principais regiões do turismo baiano, ampliando, inclusive, sua projeção internacional.

Os projetos elaborados pelo Governo para aprovação pelo BID prevêem a melhoria da infraestrutura náutica da Baía de Todos-os-Santos, como construção e recuperação de atracadouros, píeres e terminais hidroviários, além de outras ações como a capacitação profissional para atender a demanda náutica. A Setur também tem se mobilizado para a atração de investimento privado visando a implantação não só de hotéis, mas também de marinas, bases de charters náuticos e receptivos turísticos.

“Estamos redescobrindo a Baía de Todos-os-Santos e queremos transformá-la num distrito turístico-cultural que envolvem desde a implantação de estruturas físicas a melhorias socioculturais”, explica o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli.

BTS – A Baía de Todos-os-Santos é considerada por navegadores de todo o mundo um local ideal para o turismo náutico, pois reúne boas condições de navegabilidade, com águas calmas e mornas, além de bons ventos.

Com área total de 1.052 km², a Baía de Todos os Santos é a segunda do mundo em tamanho e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior baía, situada no Canadá, fica congelada praticamente o ano inteiro. É também a maior baía navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos.

Pela beleza e potencial destacados por grandes velejadores como o paulista Lars Grael, que esse ano participou da Regata Aratu-Maragojipe, no mês de agosto, a BTS tornou-se referência no Brasil e tem atraído turistas de outros países para eventos esportivos. Um exemplo é a Regata La Charente-maritime Bahia 2011 – Transat 6.50, que parte da França e tem Salvador como destino. A competição teve a chegada do primeiro colocado ao Terminal Náutico da capital baiana neste domingo (30).

A cultura é outro ponto de destaque na Baía de Todos-os-Santos. Nessa zona turística está localizado o Recôncavo, que sediou importantes capítulos da história da Bahia e do Brasil, como as heróicas lutas pela independência, e reforça o imaginário do povo baiano com a forte influencia da religiosidade africana e o sincretismo.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091