Gestores e técnicos de turismo participam de oficina prática sobre Sistema Federal de Convênios

Os participantes das 13 zonas turísticas vão se tornar multiplicadores dos conteúdo adquiridos.  Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Participantes das zonas turísticas vão se tornar multiplicadores dos conteúdos  Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Começa nesta segunda-feira (8/9) a Oficina Prática do Siconv, Sistema de Convênios do Governo Federal, através do qual é possível cadastrar e gerenciar convênios e contratos de repasse de verbas. Atividade complementar do programa de qualificação Rede de Inovação em Gestão do Turismo, a oficina segue até sexta-feira (12/9), na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Vale do Canela, das 8h30 às 17h30.

Participam desta etapa 30 gestores e técnicos indicados das 13 Zonas Turísticas da Bahia e que, ao final do aprendizado, serão multiplicadores dos conteúdos adquiridos durante as oficinas do Siconv. A qualificação é uma parceria da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), Bahiatursa, prefeituras dos municípios turísticos baianos, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Ministério de Planejamento.

As aulas serão ministradas pelos instrutores do Ministério do Planejamento, Edercio Bento, bacharel em administração de empresas, com experiência em processos de capacitação e atendimento a usuários do sistema de convênios (Siconv), e Thiego Carlos, chefe da Divisão de Capacitação e Atendimento do Departamento de Transferências Voluntárias do Ministério do Planejamento.

A iniciativa acontece uma semana depois da apresentação, também por meio de oficinas, do conteúdo teórico, realizada, durante três dias, no Centro de Convenções da Bahia (CCB). Com carga horária de 24 horas, as oficinas fizeram parte do Curso de Gestão Pública do Turismo, voltadas para captação de recursos do Governo Federal.

Nessa oportunidade, para secretários, diretores, coordenadores e técnicos municipais de turismo foram abordados temas como meios de captar recursos e processo de transferências, além de funcionalidade do Siconv.

Um dos principais objetivos do programa é inserir um conceito inovador para a gestão e modernização do turismo no Estado, além de propor mecanismos que contribuam para a valorização da atividade turística em casa, município ou região.