França diz sim à Bahia

Ação da Bahiatursa em feira de turismo em Paris rende comentários positivos do trade

A estratégia de vestir a equipe tipicamente chamou atenção em toda a feira Foto: Bahiatursa

A estratégia de vestir a equipe tipicamente chamou atenção em toda a feira Foto: Bahiatursa

Terminou na tarde desta sexta-feira, dia 23, a participação da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Bahiatursa) na mais importante feira de turismo da França, a Top Resa. A ação de promoção da Bahia no estande da Embratur, assim como a capacitando de operadores e agentes de turismo, reposicionou o estado para o trade.

Nos quatro dias de evento, uma baiana tipicamente trajada amarrou mais de 700 fitas do Senhor do Bonfim nos pulsos dos frequentadores. O destaque também ficou para a apresentação do estado e suas 13 zonas turísticas, além da inovação das roupas usadas pelos representantes da superintendência no evento.

“Ficamos muito felizes em ver que cada vez mais os franceses querem conhecer a Bahia e vir para o nosso Estado. Ações como esta são muito produtivas para despertar ainda mais a curiosidade dos estrangeiros”, afirma o superintendente Diogo Medrado.

De acordo com a última pesquisa Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de 2015, a França ocupa o segundo lugar no ranking de países emissores de turistas para a Bahia, sendo responsável por 11,5% do total de visitantes.

“Na França seguimos uma tendência internacional para apresentar a Bahia. Além da simpatia da nossa baiana, tão bem recebida neste tipo de evento, fugimos do tradicional e vestimos toda a equipe com referências a nossa cultura”, contou Celsinho Cotrim, diretor de Promoções da Bahiatursa.

“A Bahia chegou arrasando, com a energia positiva típica do povo. Mostrou a cultura baiana com a equipe toda vestida com roupas típicas. Fez ótimas apresentações no Seminário para Agentes Especialistas. E embelezou o estande com suas baianas. Tenho certeza que o visitante do estande ficou com ainda mais vontade de conhecer a Bahia e todo o Brasil”, disse a coordenadora do estande da Embratur, Veruska França Xavier.

De acordo a baiana Marli Trindade, além da atração das belezas naturais do estado, apresentadas em vídeos e folders, a estratégia diferenciada de vestir a equipe tipicamente chamou atenção em toda a feira. “As pessoas paravam para dizer que a Bahia se destacou muito bem na feira”, revelou.

“É necessário promover a Bahia e o público francês que gosta de cultura gosta bastante de ir ali. Por isso, conversar com os representantes da Bahiatursa me fez compreender melhor o que se passa na Bahia para transmitir melhor o que os nossos clientes querem”, informou Hermínia de Oliveira, da Havas Creative Tour, operadora de turismo receptivo internacional.

A feira atrai naturalmente, por sua proximidade geográfica, compradores e formadores de opinião de países que também são mercados prioritários para a Bahia como Inglaterra, Itália, Alemanha e Espanha. “Acreditamos que traremos boas notícias para o nosso estado, e atrairemos muitos turistas europeus”, revelou Cristina Mendonça, coordenadora da Diretoria de Promoções.

“Acompanho a participação da Bahiatursa há anos, mas nesta edição achei inovador, e o comentário geral é que o estado se destacou bastante. A Bahia estava viva e presente em tudo. Foi fundamental apresentar a nossa cultura através de roupas que as apresenta”, informou Roberto Chaves, presidente da Lavagem de Madeleine, evento que acontece anualmente em Paris.

A Top Resa tem como característica promover, em seus espaços, multiprodutos turísticos, com especial presença de segmentos como negócios e cultura. “Acho que esta foi uma das ações mais positivas de que pude participar. Vamos levar este conceito para os próximos eventos”, afirmou o coordenador da Diretoria de Promoções, Marcos Almeida.

Para o trade baiano que esteve no local, a participação foi muito afirmativa. “Eu vi aqui uma ação mais consistente. Gostei de ver os representantes com trajes a rigor baianos. Estamos precisando disso, para destacar o Brasil nesses eventos”, disse Stéphane Etorre, da pousada Casa Vila Bela, de Salvador.

“A Bahia foi muito bem representada na França. Fiquei feliz em ver um pouco do Carnaval do Estado representado neste importante evento. Precisamos mostrar mais este tipo de imagem ao mundo. Apresentar o diferencial da Bahia. Cultura e turismo têm que andar juntos, e na ação da Bahiatursa foi dada uma apimentada na promoção do destino, o que me deixou muito feliz”, disse Marcos Lomanto, porta-voz da Embratur.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863