Fórum discute carnaval como gerador de fluxo turístico, emprego e renda

Weslen Moreira, José Alves, Eliana Dumet e Pedro Costa no  Fórum do Carnaval Foto: Fernanda Belo? Bahiatursa

Weslen Moreira, José Alves, Eliana Dumet e Pedro Costa no Fórum do Carnaval Foto: Fernanda Belo/ Bahiatursa

A importância do Carnaval como gerador de fluxo turístico foi um dos temas discutidos no 3º Fórum do Carnaval de Salvador, encerrado no início da noite desta quarta-feira (10/12), no Centro de Convenções da Bahia, tendo como um dos palestrantes o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira.

Ao lado da diretora de Eventos da Saltur, Eliana Dumet, e do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Ba), José Alves, em mesa mediada pelo presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Pedro Costa, Weslen Moreira chamou a atenção para toda a cadeia produtiva que está no entorno do evento, num trabalho de construção coletiva.

“Além de mostrar o quanto a festa é agradável e divertida, o objetivo aqui é debater os aspectos econômicos do evento e a sua importância para a geração de emprego e renda”, disse. Para ele, deve-se ousar mais no Carnaval, que é responsável por gerar o maior fluxo de turistas para a cidade.  “É um formato de festa que está em constante evolução, então é preciso criar um ambiente de consenso e explorar a criatividade de todos os segmentos envolvidos”, afirmou.

Eliana Dumet expôs o diagnóstico mercadológico do Carnaval apontando  um gasto de R$ 1,5 bilhão pelos foliões na festa, que gerou mais de 115 mil empregos temporários, este ano.  “A gente quer fazer um pré-Carnaval, uma semana antes do evento, para começar já no domingo. Nós estamos mudando a Vila da Diversidade e vamos criar um espaço eletrônico na cidade, com DJs internacionais, buscando inovar dentro dos circuitos que já existem”, comenta.

Já o presidente da Abav-Ba, José Alves, ressaltou que é importante não perder de vista que, além da festa, vende-se a cidade e sua infraestrutura. Ele explica que é preciso oferecer um conforto maior ao cliente e entregar mais do que ele está esperando.  Alves acredita que a flexibilização dos pacotes oferecidos e a criação de novas possibilidades podem intensificar o fluxo turístico, que já apresenta uma grande movimentação neste período com os eventos e ensaios de verão.

O 3º Fórum do Carnaval de Salvador, uma realização do Conselho Municipal do Carnaval, com o apoio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa, Prefeitura e Câmara Municipal e Sebrae-Ba,  contou com a participação de nomes como o músico Carlinhos Brown e o presidente do Olodum, João Jorge, além do secretário do Turismo, Pedro Galvão, e do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

Nesta quinta-feira (11), pela manhã, uma rodada de negócios reúne representantes de blocos de carnaval e fornecedores, buscando um relacionamento mais estreito entre a cadeia produtiva, na expectativa de realizar, em agosto de 2015, uma  feira do carnaval da Bahia.

 

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863