Fórum de Turismo debateu sazonalidade e novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes

A sazonalidade do calendário turístico baiano e o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, do Ministério do Turismo, foram os principais temas abordados nesta sexta-feira (7), durante a 31ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo da Bahia. O evento foi realizado no Centro de Convenções da Bahia, paralelamente à Feira do Empreendedor, organizada pelo Sebrae.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, abordou o tema da sazonalidade no turismo baiano e disse que esse ainda é um dos principais problemas enfrentados pelo setor no Estado. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), dois terços do fluxo anual turístico da Bahia, estimado em 9 milhões de pessoas, transitam pelas zonas turísticas do Estado no período que vai de novembro a março. “Eu penso que se tivéssemos seis shows internacionais por ano, resolveríamos esse problema”, disse o titular da Setur, que defende a construção de um grande espaço para a realização de eventos musicais na capital baiana.

O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, defendeu que seja ampliado o apoio ao Convention Bureau tanto por parte do Estado quanto da iniciativa privada para que a entidade amplie a sua atuação na captação de eventos para Salvador e Litoral Norte. De acordo com o presidente do Convention, Pedro Costa, o ano de 2011 deve fechar com mais de 90 eventos corporativos de médio e grande porte, realizados em Salvador e na zona turística Costa dos Coqueiros.

No encerramento do fórum, a presidente da Câmara de Turismo da Costa Cacau, Mari Gândara, apresentou os detalhes do 10°Festival Nacional do Caranguejo, que será realizado na cidade de Canavieiras, de 11 a 13 de novembro.

Representante do MTur apresenta Sistema Nacional de Registro de Hóspedes – Raul Henrique Longo Neto, representante do Ministério do Turismo, esteve presente na 31ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo da Bahia, a fim de apresentar ao público o novo Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRH), no final da manhã desta sexta-feira.

O SNRH é um sistema eletrônico que tem por finalidade a geração de relatórios estatísticos que contêm informações importantes para o desenvolvimento da atividade turística. A partir do preenchimento dos tópicos solicitados na Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, o Meio de Hospedagem gera informações claras e concretas sobre o fluxo turístico, a origem e permanência do visitante no lugar. O Sistema representa um avanço para a atividade no Brasil, pois, desta forma, é possível identificar as demandas e investir no turismo nacional.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091