Forró e arrasta-pé espantam ‘friozinho’ no São João da Bahia

Del Feliz, Trio Virgulino, banda Poizé e Val Macambira esquentam noite de domingo no Terreiro de Jesus

Del Feliz abriu os shos da noite de domingo, no Terreiro de Jesus Foto: Fred Fan/ Setur

Del Feliz abriu os shows da noite de domingo, no Terreiro de Jesus Foto: Fred Fan/ Setur

Ao som da música A Maior Festa do Brasil (Hino do São João), o cantor Del Feliz convidou o público parar dançar o tradicional arrasta-pé no Centro Histórico de Salvador, na noite de domingo. O forrozeiro abriu a programação do quinto dia do São João da Bahia, que teve ainda como Trio Virgulino, banda Poizé e Val Macambira, no palco principal, no Terreiro de Jesus. Del cantou sucessos como No Lume da Fogueira, Fogaréu e Minha Sereia.

Vestido com uma camisa quadriculada, colocou o público para dançar, ao som do forró pé de serra, espantando o ‘friozinho’ da época. O cantor trouxe para a praça um repertório pra lá de especial, mesclando clássicos  e sucessos da carreira como Deixe o Amor Entrar (Tun Tun Tun), Terra Mãe, Minha Gata e Forró Sou Eu.

Conhecido como o Rei do Forró Enredo, o cantor falou da sensação de se apresentar no São João da Bahia. “Eu agradeço pela oportunidade de estar aqui, pois há muitos anos me apresento no Pelourinho. E também é uma festa que atrai baianos e turistas para a capital, além de ser um lugar composto por uma bela arquitetura”, disse.

Trio Virgulino esquentando a praça com frevo Mulher Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Trio Virgulino esquentando a praça com frevo Mulher Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

VIRGULINO - O Trio Virgulino colocou os forrozeiros para dançar com a música Frevo Mulher.  A banda paulista esquentou o clima e comandou o arrasta-pé ao som de sucessos como Isso Aqui Tá Bom Demais, No Lume da Fogueira, Pedras Que Cantam, dentre outros, sob o comando da sanfona, do triangulo e da zabumba.

O vocalista da banda,  Enok Virgulino, falou da sensação de cantar na Bahia. “É sempre um prazer cantar neste estado e aqui no Pelourinho é o máximo. É muito bom cantar para o povo daqui”.

Com batida eletrizante, a banda Poizé balançou a praça com Meu Amor Voltou, Forró Só Presta Assim e Raiz de Todo Bem, dentre outros. Saudando turistas da França e da Bélgica, que estavam logo na frente do palco curtindo o show, o cantor Marco Leandro agitou o público ao pedir torcida pelo Brasil.

Durante a apresentação, o vocalista cantou a música Em Plena Lua de Mel, sucesso do cantor Reginaldo Rossi, que morreu no ano passado. Imitando a voz de Rossi, Leandro fez uma homenagem ao artista que ficou conhecido como o Rei do Brega.

O paraibano Val Macambira subiu ao palco do Terreiro de Jesus, à meia-noite, e comandou o tradicional arrasta-pé madrugada adentro.  Com o chapéu de couro de cangaço, enfeitado de fitas coloridas, sua marca registrada, o cantor encerrou a quinta noite do São João da Bahia cantando sucessos como Sebastiana, Maior Forró do Mundo, Louco Pra Beijar e Banquete dos Signos.  Macambira levou toda sua irreverência e animação para o palco e recebeu  como convidada a cantora Rosa Baiana.

Alegria e diversão nos largos e praças

Ao som de Edmundo Oliveira e Cacau com Leite, os forrozeiros aproveitaram para curtir o São João, no largo Pedro Arcanjo, e não deixaram a desejar, fazendo bonito no arrasta-pé com  sucessos como Brincadeira na Fogueira e Naquele São João.

Camisa quadriculada, chapéu e bota eram alguns dos elementos que se destacavam no figurino do público, que aproveitou o clima de alegria e diversão para fazer uma quadrilha. Entre um passo e outro, a professora Edna Silva, de Feira de Santana, fez vários elogios à programação. “Está ótimo o forró e aqui é mais tranquilo para dançar à vontade”.

No palco do largo Pedro Arcanjo, o público curtiu ainda o som da banda Xote de Anjo. Na Praça Tereza Batista a apresentação ficou por conta das bandas Sarapatel com Pimenta e da Forrozão Marimbada. No largo Quincas Berro D´Água, a banda Sobepoeira comandou o forró seguida da Forró Massapê.  O Largo do Pelourinho teve a animação dos grupo Dona Flor e Forró D´Agotta.

E no Cruzeiro de São Francisco, no espaço Sala de Reboco, a música dos trios de forró também entrou pela madrugada. A festa segue no Centro Histórico de Salvador até terça-feira (24), com acesso gratuito. Acesse a programação completa no site www.saojoaobahia.com.br.

Para baixar fotos, acesse: https://www.flickr.com/photos/turismobahia

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863