Fornatur discute regularização do Inforum, Abav e turismo religioso

Inforum, Abav e Jornada Mundial da Juventude Católica foram os principais temas abordados na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo, realizada nesta quarta-feira (22), em Brasília, no Distrito Federal. O encontro foi conduzido pelo presidente do Fornatur, Domingos Leonelli.

A regularização do Inforum foi o primeiro tema debatido na reunião. Em seguida, os secretários aprovaram, em consenso, que vão solicitar, através do Fornatur, ao Ministério do Turismo e a Embratur que apoiem financeiramente os salões estaduais. “Isso ajuda a fortalecer a tese do MTur em realizar salões nacionais a cada dois anos”, avalia Ronald Azaro, vice-presidente do Fórum e secretário de Turismo do Estado do Rio.

Abav - Durante o encontro, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, Antônio Azevedo, anunciou mudanças para a edição deste ano da Feira das Américas, que será realizada em outubro, no Rio de Janeiro. “Vamos intensificar os negócios para os megaeventos esportivos, além de termos novos leiaute e concepção. Convidamos 20 operadores credenciados pela Fifa e teremos uma parceria com o Sebrae para a execução da rodada de negócios”, disse.

Azevedo lembrou ainda que em 2013 o evento será realizado no Anhembi, na capital paulista. Sobre os questionamentos de Domingos Leonelli, com relação ao formato – que desagradou aos representantes dos estados e do governo federal – e de Oreni Braga (Amazonas), sobre os preços do piso e montagem, o presidente da Abav anunciou providências para melhorar a estrutura do evento.

Evento trará 400 mil estrangeiros católicos para o Brasil

A última apresentação da reunião foi feita pelo padre Valdeir Goulart, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que falou sobre o planejamento, sob o ponto de vista do turismo, para a Jornada Mundial da Juventude Católica. Segundo ele, o evento deve trazer 400 mil estrangeiros para o Brasil, no mês de julho do próximo ano. “O evento será no Rio de Janeiro, mas vai mobilizar 276 dioceses em todo o país”, afirma o padre.

De acordo com os organizadores, a jornada contará com representantes de 192 países e beneficiará outros estados. “A Arquidiocese de Salvador receberá 30 mil estrangeiros nas semanas que antecedem a jornada”, disse Goulart.

O presidente Domingos Leonelli manifestou preocupação com a estruturação dos estados para receber os visitantes e disse que, além dos peregrinos, haverá jornalistas que virão para cobrir o evento, dentre outros profissionais.

O padre complementa que o país receberá 1,8 mil voos charters. A presidente da Agência Oficial de Turismo do Tocantins, Nazareth Martins, disse que o seu estado receberá 5 mil visitantes da jornada e que está estruturando um programa de hospedagem, cama e café para absorver a demanda que excederá o número de leitos existentes na capital, Palmas.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091