Literatura, música e programação infantil atraem visitantes à Flica, sexta

A Festa Literária Internacional de Cachoeira acontece até domingo na cidade do Recôncavo Baiano

A Festa Literária Internacional de Cachoeira acontece até domingo na cidade do Recôncavo Baiano

Encontros com mesas-redondas, shows e programação infantil movimentam o terceiro dia da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), nesta sexta-feira (25). O evento, que será realizado até domingo (27), no Conjunto do Carmo, conta com o apoio da Bahiatursa e tem entrada franca.

Com a intenção de promover um debate sobre a herança da literatura contemporânea, a mesa cinco, que tem início às 10h, vai enfocar O Não Legado da Literatura. A discussão ficará a cargo do escritor escocês Ewan Morrison e do jornalista Sérgio Rodrigues.

O amor à arte e o conteúdo lírico têm espaço garantido no segundo encontro do dia, a ser realizado às 15h, com duas representantes dessa expressão: a autora americana Kiera Cass e a escritora Gláucia Lemos, que debatem sobreLirismo, Sonhos e Imaginários. Será um recorte sobre os sentimentos que perpassam o imaginário lírico, bem como dramas e outros temas trabalhados na literatura. A mediação das duas discussões será feita pelo professor Rosel Soares.

A partir do tema Entre Flores e Espartilhos, a americana Sylvia Day, e a baiana Állex Leilla conversam com o público sobre literatura erótica, às 19h, com mediação do professor Jorge Portugal. Sedução, fantasias, relações intensas e emoções são algumas das características desse tipo de publicação que serão abordadas pelas convidadas.

Mais tarde, às 22h, baianos e turistas conferem a apresentação do Sarau do João, que une música popular e erudita, em um show que passa por variados gêneros da MPB. O grupo contará com a participação de cantores como Carlinhos Cor das Águas, Carlos Pitta, Alexandre Leão, Carlos Eládio, Maviael Mello e Claudia Cunha.

Paralelamente, quem estiver em Cachoeira também vai poder aproveitar um pouco de música com a programação da Varanda do Sesi, no Museu do Iphan, na Praça da Aclamação, sob o comando do músico Alexandre Leão. Na sexta (25), o ritmo musical em pauta será Reggae no Recôncavo, e a festa terá a participação de Lazzo Matumbi e da Orquestra Reggae Sinfônica de Cachoeira. Na entrada do espaço, os visitantes conferem a exposição Cachoeira: Memórias. São 40 fotografias que retratam momentos e lugares importantes da cidade. A curadoria é do museólogo Jomar Lima.

Fliquinha – Ainda na sexta-feira (25), a criançada tem encontro marcado, às 9h30, com a griô Cássia Vale, que vai apresentar a História de Tenengo, e, às 11h, com a pesquisadora do folclore infantil brasileiro, Nairzinha. Mais tarde, às 14h, Cássia Vale volta a contar histórias, como as da Vovó do Mangue & Vovó do Mato e, às 15h, será a vez da oficinaEntre Versos, da organização cultural Casa de Barro. Quem encerra a programação infantil é a educadora Mabel Velloso, num bate-papo com os baixinhos, às 17h. Mais informações sobre a Flica 2013 no site oficial do evento: http://www.flica.com.br/.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863