Filmes exibidos no estande da Bahiatursa

36-2010_12_04_santa_barbara_ssa_foto_joao_ramos_bahiatursa1

Os filmes que estão sendo exibidos em sessões contínuas sobre as festas de Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e Bom Jesus dos Navegantes estão fazendo sucesso no estande de Bahiatursa na Expocatólica. O sucesso foi tanto que os filmes estão sendo exibidos todos os dias, continuamente, e não mais em apenas três sessões, como estava programado anteriormente.

A exibição dos filmes é uma das estratégias da Setur e Bahiatursa para divulgar as potencialidades baianas para o turismo religioso, ampliando a receita deste segmento na Bahia e aumentando a participação de visitantes de outros estados no fluxo turístico do segmento católico.

Professora e paroquiana de Nossa Senhora de Fátima do Pechincha, em Jacarepaguá (RJ),  Mariza de Almeida Fontes disse que se surpreendeu com a festa e as manifestações de fé retratadas nos filmes, cada um com oito minutos.  “Mostra uma realidade bem diferente de outros locais, com o sincretismo religioso comprovando  a fé em Deus, não importam as diferentes formas de o povo manifestar isso”, afirmou Mariza. Para ela, é novidade esse traço religioso tão forte da cultura baiana em integração da fé católica com os cultos afro-brasileiros.

Também de Jacarepaguá (RJ), Ivonildes Araújo da Silva, Talita da Silva França e Cristina de Souza Dias assistiram aos filmes com atenção e se interessaram sobretudo pela festa de Santa Bárbara e do Bom Jesus dos Navegantes. A manifestação de fé que reúne o culto católico e as religiões de origem africanas também surpreendeu as três, que se interessaram por conhecer as festas de perto.

Manifestações

Uma das santas mais cultuadas da Bahia, a festa de Santa Bárbara acontece em 4 de dezembro. Ela é a padroeira dos mercados e patrona do Corpo de Bombeiros. Por volta de 1641, os comerciantes e trabalhadores do Mercado de Santa Bárbara decidiram homenagear a santa. De lá pra cá, os festejos viraram tradição. Todo dia 4 de dezembro milhares de baianos participam das celebrações para reverenciá-la.

As homenagens ao Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada, são uma das maiores festas populares da Bahia.  A tradicional lavagem das escadarias e do adro da Igreja do Bonfim já acontece há quase 300 anos. O cortejo, que parte da frente da Basílica da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, acontece sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis (06/01). O calendário da festa tem início com uma novena que culmina com a missa solene no domingo, após a lavagem.

A Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes é uma tradicional celebração popular de origem portuguesa que inclui duas procissões marítimas: uma, no dia 31 de dezembro, à tardinha, fazendo o percurso Largo da Boa Viagem-Basílica da Conceição da Praia, e outra de retorno, no dia 1° de janeiro, quando a galeota Gratidão do Povo conduz a imagem pelas águas da Baía de Todos-os-Santos, saindo do cais do Segundo Distrito Naval, e é acompanhada por centenas de embarcações de volta à Igreja da Boa Viagem. Este festejo é promovido pela devoção do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Boa Viagem, constando de tríduo e missa solene.