Festival reúne o melhor do chocolate nacional e internacional no sul da Bahia

Festival de Chocolate homenageia Jorge Amado. Foto:Divulgação

Com o tema “Amado Chocolate na Terra de Jorge”, o IV Festival Internacional do Chocolate da Bahia reunirá, entre os dias 28/06 e 02/07, no Centro de Convenções de Ilhéus, produtores e apreciadores do cacau e do chocolate de diversas partes do país e do mundo.

O evento, que este ano homenageia o centenário de nascimento do escritor baiano Jorge Amado, conta com uma vasta programação que inclui expositores, estandes de indústrias, pequenas marcas, fábricas de chocolates finos e artesanais, produtos de cooperativas de agricultura familiar da região, além de shows com artistas nacionais e regionais.

De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o evento, que vem se consolidando a cada ano, potencializa o Salon du Chocolat da Bahia que acontece de 06 a 08/07, em Salvador, e reforça as rotas do Chocolate I e II.  “O evento casa com o esforço da Bahiatursa em mostrar todo potencial turístico local, a exemplo do turismo rural e do ecoturismo. Sem falar que o festival acontece num momento de muita força na região, com o remake da novela da Rede Globo, Gabriela, e os cem anos de Jorge Amado”, declara Weslen.

Segundo Marcos Lessa, coordenador do evento, no ano passado o festival proporcionou um incremento na rede hoteleira de 50%; este ano, a expectativa é de que essa ocupação chegue a 90%. “Recebemos gente do próprio Estado e de diversas partes do país, predominantemente de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. Este ano houve uma ampliação tanto estrutural quanto na grade da programação, um incremento no mix de produtos. A nossa expectativa é receber, durante os cinco dias do festival, cerca 30 mil pessoas, afirma Lessa.

A abertura oficial do festival acontece no dia 28, a partir das 19 horas, com a exposição de produtos, de artes, bolos e roupas temáticas. No dia 29/06, terá início a Jornada do Chocolate – o Cacau para Sempre, com workshops, cursos, palestras, rodadas de negócios e oficinas sobre o cacau, chocolate e mercado. Já no dia 30, o tema será Cacautec, uma abordagem da técnica e inovações tecnológicas que versam sobre as etapas da produção e beneficiamento do fruto. A noite conta com o show da cantora Vanessa da Mata, a partir das 22 horas, na Arena Showcolate.

Dia 01/07 o Preserva Cacau abordará temas ligados à conservação produtiva e sustentabilidade, com apresentação do Teatro Mágico e da banda Mametto, a partir das 19 horas. Já o último dia do festival será dedicado ao chocolate, com a presença de renomados palestrantes internacionais e especialistas em chocolate, no Chocoday. Entre os palestrantes está a Madame Chocolat, a maior especialista em chocolates finos do mundo, a francesa Chloe Doutre-Roussel, autora da obra “The Chocolate Connaisseur” e consultora de diversas marcas do produto no mundo. Também participarão do Chocoday as escritoras Heloisa L. Bernardes, autora do livro “Chique é ser saudável”, e Heloisa Bacellar, do livro “Chocolate todo dia”.

O IV Festival Internacional do Chocolate terá ainda atrações como o Chococine, com exibição de filmes relacionados ao produto; o Chocolarte, uma exposição artística durante o festival, e roteiros para as visitas às fazendas de cacau e à Ceplac.

O evento ainda irá promover os concursos: Arte em Chocolate, que premiará o mais bonito e saboroso bolo confeitado e produzido com o delicioso ingrediente. A Sobremesa Original – que incentivará os restaurantes selecionados da cidade a incrementarem seu cardápio com uma receita original. E o Concurso Melhor Vitrine do Comércio, outra iniciativa inovadora que incentivará os pontos comerciais a incrementarem sua vitrine com uma decoração original,  com o tema “Amado Chocolate na Terra de Jorge”.

A ação é uma iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau (APC), com realização da empresa M21/MVU Eventos, em parceria com o Governo da Bahia, através da Setur, Bahiatursa, Seagri, Sedir, CAR, Ceplac, Ministério da Agricultura, Sebrae, e apoio do governo do Pará, além de produtores, fábricas e empresários.   Departamento de Comunicação da Bahiatursa

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091