Festival Gastronômico e Cultural de Prado homenageia culinária caribenha

Os restaurantes vão criar pratos com algum elemento do Caribe em evento que acontece de 11 a 19 de outubro e tem a expectativa de atrair sete mil turistas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizado na Costa das Baleias, no extremo sul do estado, Prado realiza, de 11 a 19 de outubro, o 8º Festival Gastronômico e Cultural, com 34 estabelecimentos comerciais já inscritos, previsão de ocupação hoteleira de 100% e a expectativa de atrair sete mil turistas para o município. Integra o evento, que conta com o apoio da Bahiatursa, uma programação cultural, social e ecológica desenvolvida em torno do tema “Cultura para saborear e vivenciar”.

“Um enfoque que estamos dando como chamamento é a relação da culinária caribenha com a culinária pradense”, informa Wander Luiz Rocha de Noronha, presidente da Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais.  “No Caribe,  a gente encontra essa influência  cultural da África e da Europa, o mesmo que acontece com a gente. Os restaurantes vão criar pratos usando algum elemento da culinária do Caribe. Eles ficaram livres para escolher o país”, completa.

CURSOS, PALESTRAS, QUALIFICAÇÃO – Wander informa que o festival não se limita ao período em que acontece. Como ações preparativas são realizados alguns cursos, em parceria com o Senac, ministrados por Adelmo Jaqueira, durante o mês de setembro. Um deles é o de garçom. Três turmas de drinks estão sendo qualificadas na sede e uma em Cumuruxatiba. Em parceria com o Sebrae, já aconteceu uma palestra sobre economia de energia, e, atualmente, camareiras recebem treinamento  quanto à postura, ergonomia e atendimento ao cliente.

Segundo Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa,  o apoio ao festival é importante no  sentido de gerar fluxo regional,  além de riqueza e renda, em uma região que tem uma culinária muito forte, marcada pelo peixe e os frutos do mar. “É uma região estratégica, uma porta não apenas para quem quer conhecer seus atrativos e a culinária, mas o arquipélago de Abrolhos neste período de visitação de baleias”.

São 84 quilômetros de litoral, rara beleza e tranquilidade

As falésias de tons variados e rara beleza intercalam-se com planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral.  São 84 quilômetros de litoral. Prado é também reduto de parte imponente na história nacional. Foi na foz do Rio Cahy que se deu o primeiro contato entre índios e portugueses, antes mesmo das caravelas lusitanas chegarem ao ponto depois batizado de Porto Seguro.

A cidade fica, exatamente, na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias. Palco de belezas naturais e reduto histórico e cultural. O Centro Histórico preserva o casario dos séculos XVIII e XIX, com ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e praças arborizadas.

Destaque para as centenárias construções da Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, a Casa Colonial do Beco das Garrafas e o sobrado da Rua Rui Barbosa. Os hábitos locais remetem o visitante a um passado longínquo, de cadeiras espalhadas na calçada, à porta das casas, no final da tarde, para um bom bate-papo.

Como chegar:

Via Terrestre

O município fica a 785 km de Salvador.

Partindo de Salvador, vá pela BR-324, sentido Feira de Santana. Suba o viaduto que dá acesso à BR-101, seguindo no sentido sul. Depois de passar por Gandu, Itabuna, Eunapólis, Itamaraju, entrar na BA- 489 e seguir por 50 km até Prado.

De ônibus, o principal destino é Porto Seguro e, de lá, até Prado.

Via Aérea

Pode pegar um avião até a cidade de Porto Seguro (a 213 km de Prado) e posteriormente seguir até o município com um traslado fretado, ônibus de linha ou carro alugado. Os ônibus que partem de Porto Seguro param em Itamaraju ou em Teixeira de Freitas, que também é ponto de conexão de ônibus que vêm de outras regiões e, de lá, seguem para Prado.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863