Festival deve atrair 25 mil turistas a Lençóis e cidades da Chapada Diamantina

Evento tem apoio da Setur e Bahiatursa e reúne artistas em shows gratuitos no centro da cidade   Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Evento tem apoio da Setur e Bahiatursa e reúne artistas em shows gratuitos     Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

A ocupação hoteleira aponta para uma taxa média de 95% durante os três dias de realização do Festival de Lençóis na cidade da Chapada Diamantina, distante cerca de 470 quilômetros de Salvador.

A estimativa é da Secretaria do Turismo do município, que prevê a presença  de cerca de 25 mil pessoas na cidade e região durante o evento. “Tem turistas de última hora que decidem aproveitar a natureza e boa música, e ainda podem contar com vagas para hospedagem os municípios vizinhos”, afirma a secretária Michelle Nonato.

O vôo que sai de Salvador nesta quinta-feira, às 13h33min, para Lençóis, já está lotado. Quem quiser ir de carro, partindo da capital, deve seguir pela BR-324, sentido Feira de Santana, Santo Estêvão, até chegar à BR-242, passando por Itaberaba. A partir daí são 141 km até Lençóis.

EMPREGO E RENDA – Em sua última edição, o evento gerou mais de 200 empregos temporários diretos e mais de 400 oportunidades nos diversos segmentos de serviços, contribuindo para a economia criativa da região e movimentando todo o trade turístico e o comércio local.

Em sua 16ª edição, o festival, que conta com o patrocínio da Secretaria do Turismo do estado e a Bahiatursa, acontece desta quinta-feira (9) a sábado (11/10), com grandes nomes da música brasileira. Zizi Possi, Baby do Brasil, Jorge Vercillo e a harpista de jazz latino Patrice Fisher são algumas das atrações.

Gerente do Hotel Portal de Lençóis, José Anselmo Cavalcante diz que o evento “traz a conscientização da ação de fomentação ao turismo, a visibilidade plena do turismo ecológico”.  Ele espera que a ocupação hoteleira chegue aos 100%, inclusive aumentando o número de visitantes em outras cidades da Chapada, como Mucugê e Seabra.

Além de shows, o festival contará com oficinas gratuitas de música e a exposição fotográfica Unidades de Conservação da Bahia, do fotógrafo Ruy Rezende. Atividades de ecoturismo e ações de mobilização social e de conscientização ambiental também estão previstas.

As apresentações acontecem na Praça Horácio de Mattos, às 19 horas, no Mercado Municipal, e espalham-se pelas ruas da cidade. O festival reúne música, cultura, gastronomia, turismo, sustentabilidade numa experiência única.

Para quem tem espírito aventureiro, o evento é ainda uma oportunidade para explorar as belezas naturais da cidade em caminhadas e trilhas que levam às famosas grutas e cachoeiras da região.

Criado em 1998, o festival acontece anualmente no mês de outubro. Está baseado na circulação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do turismo cultural. A música é a grande estrela dessa comemoração, graças a sua capacidade de aglutinar pessoas, difundir ideias e trocar experiências.

CIDADE HISTÓRICA –  Lençóis atrai turistas de todas as partes do mundo para apreciar a região. Os visitantes se surpreendem com a impressionante infraestrutura turística, capaz de atender aos gostos mais exigentes.

No centro histórico, agências de turismo, lojas de artesanato e charmosos bares e restaurantes, com as mais saborosas opções gastronômicas, encantam os visitantes. Para descansar, hotéis e pousadas se distribuem por toda a cidade e recebem os visitantes, muitos deles seguindo rígidos padrões de sustentabilidade.

Lençóis é um destino com atrativos para toda a família, pois as trilhas são facilmente percorridas por pessoas de todas as idades. A 20 minutos do centro histórico está o principal rio da cidade com suas piscinas naturais.

Em mais alguns minutos é possível descobrir as belezas do salão de areias coloridas, da Cachoeirinha e da Cachoeira da Primavera, passeios que podem ser feitos em apenas uma manhã. À tarde, uma opção é percorrer tranquilamente a maravilhosa trilha que leva ao Ribeirão do Meio e seu escorregador natural.

SERVIÇO

O Quê: Festival de Lençóis
Quando: de 9  a 11 de outubro
Onde: Lençóis – Chapada Diamantina (BA)
Ingresso: Gratuito

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (9/10)

Rodrigo V8

Emílio Cunha e o Coletivo Musical

Cláudia Cunha

Jorge Vercillo

Kebra Nagast

 Sexta-feira (10/10)

Choro Labuta

Família

Grão de Luz e Griô (com participação de André Sampaio da banda Ponto de Equilíbrio)

Zizi Possi

Alavontê

 Sábado (11/10)

Banda Skins

Patrice Fisher & Grupo Arpa

Baby do Brasil

Banda Spectro (tributo a Pink Floyd)

Banda Zion

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

Quarta (8) e Quinta (9)
Oficina com a Philarmônica Lyra Popular de Lençóis – Luciano Silva
Local: Casa das Filarmônicas
Sexta (10) e Sábado (11)
Oficina com a Filarmônica de Lençóis – Patrice Fisher
Local: Centro Cultural de Lençóis

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863