Festival de Lençóis é o passaporte para uma viagem mágica

7065260681_21fbff107d_z

Palco espetacular do ecoturismo, a cidade de Lençóis (BA) é famosa por ser o principal destino turístico da Chapada Diamantina. Diversidade ecológica, histórica e cultural compõe o cenário da cidade que vai receber o Festival de Lençóis entre os dias 10 a 12 de outubro. O evento, que é apoiado pela Bahiatursa, reúne música, cultura e sustentabilidade, sendo também um grande indutor do turismo na região.

Além do Festival, os turistas podem aproveitar o dia visitando as cachoeiras, fazendo trilhas, escalando rochas. Uma boa opção é conhecer mais de perto a flora da região. Durante as caminhadas é possível admirar os mais diversos tipos de orquídeas e também as sempre-vivas.  O salão das areias coloridas também vale uma visita.

CIDADE HISTÓRICA - Lençóis foi construída em uma época bem afortunada. Por muito tempo o garimpo de cristais foi a principal renda da região, fato que levou a cidade a ser conhecida como a Capital do Diamante. Com o fim da mineração, o turismo é o principal gerador de renda. O ponto de partida é o Centro Histórico, local que mantém viva a lembrança da época de luxo das famílias tradicionais, com casarões antigos e bem cuidados, além de lojas de artesanato e souvenires onde se encontram artigos em pedras e cristais.

ATRAÇÕES NATURAIS - A cultura herdada do garimpo ainda é uma das principais atrações, como o Parque Municipal do Serrano, onde ficam os caldeirões (piscinas naturais), antigos pontos de garimpagem. Sem esquecer o Parque Municipal do Pai Inácio, um dos locais mais visitados, de cima do Morro é possível ter uma das mais belas vistas da Chapada Diamantina. O parque também abriga o Museu do Garimpeiro e um orquidário aberto à visitação.

PRESERVAÇÃO - Ciente de que o turismo é o principal impulso para a economia local, o festival, além de incrementar o fluxo turístico na região, visa também conscientizar os moradores e turistas sobre a preservação do meio ambiente.

SERVIÇO:

PARA VISITAR

Vale do Capão

Trilha aberta por antigos garimpeiros, paisagens das serras e vales, campos de orquídea e bromélias.

Orquidário Pai Inácio

Exibição de várias espécies de orquídeas, estufas de flores e loja de souvenir. A 200 metros da BR 242, próximo ao Morro do Pai Inácio. Funciona de segunda a sábado.

Cachoeira do Mosquito

Considerada uma das mais bonitas cachoeiras da região. Além da exuberante queda d’água, cercado por paredões e mata nativa.

Praça Horácio de Matos e Praça das Nagôs

Centro Histórico da cidade, palco do Festival de Lençóis. Casarões do passado, lojas de artesanatos e souvenires. E o centro comercial de onde saíam às negociações das exportações de diamantes.

ONDE COMPRAR

Sementes Brasil

Artesanatos variados. Peças decorativas, biojoias, presentes e acessórios feitos com fibras naturais, capim dourado, cerâmicas e sementes.

R. Miguel Calmon, nº 38 (ao lado do IPHAN)

E-mail: sementesbrasilbahia@uol.com.br

Magia das Pedras Energia Cósmica

Artesanato em pedras e cristais de diferentes tamanhos e cores. Além de camisetas, bolsas, bijuterias, artigos regionais e souvenires em geral.

Praça Horácio de Matos, nº 76

E-mail: sergpedras@hotmail.com

Joias e Arte

Biojoias. Brincos, pingentes, pulseiras, colares, anéis e outros acessórios que misturam coco e Prata em peças exclusivas.

Rua das Pedras, nº 81, Centro

E-mail: joiasyartes@hotmail.com

Realejo Presentes

Loja de presentes e decoração.

Rua da Baderna, nº 107, Centro

Tel: (75) 3334-1540 / 3334-1506