Festival Artes do Sagrado lidera opções para turistas e baianos na Semana Santa em Salvador

A abertura do festival acontece nesta quinta-feira, 10/4, às 19 horas, com um Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia regida prelo maestro Carlos Prazeres, na Igreja de São Francisco Foto: Divulgação

Espetáculo A Paixão de Cristo acontece no Farol da Barra, entre os dias 16 e 20   Foto: Divulgação

Os turistas e baianos que permanecerem em Salvador, no período da Semana Santa, têm à disposição uma série de opções que agora se juntam ao festival Artes do Sagrado, de 10 a 21 de abril, cujo ponto alto é a encenação do espetáculo A Paixão de Cristo, dirigido por Paulo Dourado, no Farol da Barra, entre os dias 16 e 20. A abertura do festival acontece nesta quinta-feira, 10/4, às 19 horas, com um Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia regida prelo maestro Carlos Prazeres, na Igreja de São Francisco.

Com o patrocínio da Bahiatursa, a segunda edição do festival resgata a importância nacional da Bahia como referência simbólica do sentimento e das artes do sagrado. Da programação do festival constam ciclo de aulas de danças sagradas, série de concertos e as rotas de museus, de cinema e gastronomia, além da exposição especial Visões do Sagrado, no Palacete das Artes.

“É uma oportunidade para ampliar a receita do turismo religioso na Bahia e aumentar a participação de visitantes de outros estados fora do período da alta estação”, afirma o presidente da Empresa de Turismo da Bahia, Fernando Ferrero, que destaca as centenas de igrejas da capital baiana e o importante acervo sacro dos museus que estão disponíveis à visitação durante o ano inteiro.

“Sempre faltaram atividades culturais durante a Semana Santa na Bahia, que é depositária de um acervo de arte e arquitetura sacras de representatividade mundial”, afirma Paulo Dourado, também diretor geral do festival. “A cultura baiana não pode ficar restrita ao carnaval”, acrescenta. Segundo ele, o festival transcende o plano artístico-religioso e preenche um vazio cultural que repercute tanto na esfera turística quanto na econômica.

Realizado pela primeira vez em 2013, o festival reuniu 42 mil pessoas em Salvador. Agora, amplia sua programação e inclui novos espaços públicos. Apresentado na Concha Acústica no ano passado, o espetáculo A Paixão de Cristo será encenado em 2014 no Farol da Barra, em cinco dias consecutivos. A feira Artes do Sagrado acontece no Palacete das Artes.  Entre as novidades, o circuito Sala de Arte abriga a Rota de Cinema, que contará com a exibição de filmes voltados para o tema sacro, e o programa Danças Sagradas terá aulas abertas de dança indiana, taichi, dança do ventre e danças circulares, no Farol da Barra.

A PAIXÃO DE CRISTO – O espetáculo segue uma linha épica, baseada texto dos evangelhos. Segundo Paulo Dourado, a proposta artística é a da realização de uma linguagem de teatro clássico para apresentar ao público atual a celebração da histórica  Paixão de Cristo, “que é a mais permanente e profunda entre todas as tradições culturais do mundo ocidental”.

A produção contempla elementos contemporâneos e tecnologia de ponta na iluminação cênica e na sonorização ao vivo, além de muitos efeitos especiais, como o voo do arcanjo Gabriel, a levitação de Lázaro, os animais em cena e a ascensão de Cristo. Assim são narradas a vida e a obra de Jesus Cristo, desde o nascimento até a ressurreição, na maior e mais conhecida história de todos os tempos.

Para mais informações, acesse o site do festival: www.festivalartesdosagrado.com.br