Festa de Santa Bárbara abre calendário de festas populares da Bahia nesta quarta-feira (4)

A festa é considerada patrimônio imaterial pelo Ipac desde 2008 Foto: Tatiana Azeviche/ Bahiatursa

A festa de Santa Bárbara é considerada patrimônio imaterial pelo Ipac desde 2008  Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

A tradicional festa religiosa em comemoração ao dia de Santa Bárbara dará inicio ao ciclo de festejos populares da Bahia nesta quarta-feira, 4 de dezembro, no Centro Histórico de Salvador. Comemorada no Estado há mais de 300 anos, a festa é considerada patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), desde 2008.

Tendo como forte característica o sincretismo religioso, a festa de Santa Bárbara leva às ruas não só os fies católicos, mas também os praticantes do Candomblé, onde a santa é reverenciada como Iansã. Santa Bárbara é madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Suas cores são vermelho e branco, assim como as cores da orixá que controla os ventos e raios, com a qual é sincretizada.

Sagrado e profano - Os festejos serão divididos em dois momentos, que mostram os lados sagrado e profano tão característico das festas populares da Bahia. Durante a manhã, uma alvorada, com queima de fogos, às 5h, dará início da festa. Às 8h, no Largo do Pelourinho, será realizada a missa campal. De lá, terá partida a procissão seguirá até o quartel do Corpo de Bombeiros, na Baixa dos Sapateiros. Depois, baianos e turistas poderão saborear gratuitamente o caruru oferecido nos mercados de Santa Bárbara e de São Miguel.

Já durante a tarde e a noite, o samba será o ritmo oficial dos festejos nas praças e largos do Pelourinho, durante a vasta programação cultural e artística. No Largo do Pelourinho, a festa começa às 13h30 com o cantor Jorginho Commancheiroe Claudete Macêdo. Logo após, às 15h30, quem se apresenta é a banda Samba Chula de São Braz e às 17h30 é a vez do sambista Nelson Rufino colocar todo mundo para dançar junto com convidados especiais. Já estão confirmadas as participações de Carlinhos Brown, Carla Cristina, Edil Pacheco, Walmir Lima e da banda Batifun. A última atração no Largo é a cantora Juliana Ribeiro, que sobe ao palco às 20h.

Quem abre os shows no Largo Pedro Archajo é a banda Fora da Mídia, que se apresenta às 14h30. Depois a música fica com por conta do grupo Bambeia, às 17h, e às 19h30 tem Sangue Brasileiro. Já na Praça Tereza Batista o cantor Nonato Sanskey e Roda de Samba Mucum’G apresentam-se às 14h30, seguidos pela Sambatrônica, às 17h. A banda Barlavento faz apresentação às 19h30.

Também tem muito samba no Largo Quincas Berro D’Água com a banda Samba Maria (14h30), Amoroso Samba (17h) e Claudya Costta (19h30). No Terreiro de Jesus os shows ficam por conta do Grupo Trivial, que começa o show às 15h. A cantora Gal do Beco se apresenta às 17h30. Às 20h a banda Negros de Fé finaliza as apresentações do dia de Santa Bárbara.

A festa de Santa Bárbara é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura.

O quê: Festa de Santa Bárbara – abertura do ciclo de festas populares da Bahia
Quando: Quarta-feira, 4 de dezembro
Onde: Centro Histórico (Pelourinho e Baixa dos Sapateiros)

Confira a programação completa