Festa da Purificação atrai devotos a Santo Amaro

Festa da Purificação atrai devotos a Santo Amaro     Foto:João Ramos/Bahiatursa

Festa da Purificação atrai devotos a Santo Amaro      Foto:João Ramos/Bahiatursa

Com o tema ‘Pratas da Casa que Valem Ouro’, a tradicional Festa da Purificação começa nesta sexta (23) e prossegue até o dia 2 de fevereiro, em Santo Amaro (BA). Entre as principais atrações, a cantora santoamarense Maria Bethânia faz jus ao tema da festa que promete atrair baianos e turistas ao município do Recôncavo Baiano.

Realizada desde o século XVIII, na cidade localizada a 71 quilômetros de Salvador, a festa reúne o profano e o sagrado. Tem seu ponto alto durante a lavagem da Igreja Matriz, realizada no domingo (25). A homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação, tem intensa programação religiosa e musical.

Destaque da festa, a Lavagem da Purificação inicia seus preparativos às 9h, com concentração em frente à casa da família Velloso, na Rua do Amparo, de onde o cortejo segue até a igreja. Baianas, charangas, grupos folclóricos e devotos se unem em um ato de cultura, devoção e história. Vestidas com trajes típicos, as baianas lavam as escadarias do templo com água de cheiro. Logo após o ritual, percorrem as principais ruas da cidade, junto com os fiéis.

Sagrado - Durante os nove dias da celebração religiosa, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação realiza cerimônias para homenagear a padroeira. A novena segue até 1° de fevereiro (com pausa apenas no dia da lavagem) e atrai devotos que participam de orações acompanhadas por músicas cantadas em latim, ao lado de um coral e músicos. Já na segunda-feira (2), às 17h, fiéis saem em procissão pela cidade, levando mais de 30 andores com imagens de santos.

Profano - Dois palcos, instalados na Praça da Purificação, vão receber mais de 60 atrações, sempre às 22h. O destaque é Maria Bethânia, no domingo (1° de fevereiro). O público confere ainda Harmonia do Samba, O Teatro Mágico, Olodum, Gerônimo, Luís Caldas, Fábio Júnior e Sine Calmon, dentre outros. Não haverá apresentações musicais na segunda (26) e terça-feira (27) da próxima semana.

A praça também será palco para apresentações de grupos culturais do município, como samba de roda, capoeira, maculelê e bumba meu boi.

Blocos puxados por trios desfilam pela Avenida Ferreira Bandeira nesta sexta, sábado e domingo (23 a 25), e os foliões terão oportunidade de brincar ao som de artistas e bandas baianas, a exemplo de Saulo e É o Tchan.

Para mais informações sobre a festa, basta entrar em contrato com a Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Amaro pelo telefone (75) 3241- 4972.

Como chegar

Partindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 por 59 km, até o entroncamento da BA-026. Daí até Santo Amaro são mais 11 km.  Do Terminal Rodoviário de Salvador, o percurso é feito pela empresa Santana (telefone 71 3450-4951), com ônibus diários.

Informações turísticas: Disque Bahia Turismo: (71) 3103-3103