Festa da Baleia é destaque no Carnaval de Itapuã

No bairro de Itapuã, a folia acontece entre 9 e 13 de fevereiro, com a tradicional Festa da Baleia. A programação tem inicio no sábado, a partir das 16h, com a puxada da Baleia. O ponto de partida é a praia do Canal (próximo ao Farol de Itapuã), com o samba de roda do grupo Bandodipapel e do grupo Cultura Popular.

No palco principal, diversas atrações devem animar o carnaval de Itapuã, a partir das 19h, nos cinco dias de folia.  Entre os dias 10 e 12, uma exposição montada no espaço Pirapuama, irá reunir fotos históricas da festa realizada desde 1987.

Já na segunda-feira (11) de Carnaval, pelo quinto ano, a Baleia participa da tradicional Mudança do Garcia, no circuito Osmar (Campo-Grande). O ponto alto da festa acontece na quarta-feira de cinzas (13), às 16h, com a Despedida da Baleia sob o som da percussão do Malê Debalê, do bloco cultural Chabisc e dos afoxés Korin Nagô e Filhas de Oxum.

O cortejo que ainda conta com a participação de grupos artísticos da comunidade local, irá percorrer as principais ruas do bairro, passando pela Lagoa de Abaeté e retornando até a praia da Enseada.

De acordo com o artista plástico, membro da coordenação geral da festa e responsável pela confecção da Baleia desde 1990, Ives Quaglia, a alegoria feita em estrutura de madeira com cobertura de isopor, papel, cola, tinta e verniz ganha a cada novos símbolos e novas cores.

“A cada ano eu busco contextualiza-la com o tema do Carnaval. Ela já foi baiana, já tocou berimbau, já se vestiu de Tieta, e para este ano ela vai trazer uma guitarra em cada nadadeira”, adianta o artista.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863