Feriadão: Praia do Forte e Prado são bons destinos para relaxar

Praia do Forte. Foto: João Ramos - Bahiatursa

Para aproveitar o feriadão do Dia do Trabalho, nada melhor que relaxar em praias e experimentar uma boa comida baiana. Entre os mais de 100 destinos turísticos da Bahia, pode-se destacar Praia do Forte e Prado como boas dicas de passeio em meio a praias, cultura e belezas naturais.

Situada no município baiano de Mata de São João, na Costa dos Coqueiros, a 50 quilômetros de

Salvador, Praia do Forte está entre um dos principais destinos naturais procurados turistas nacionais e internacionais para descansar com conforto e comodidade. A vila é uma das opções para quem quer passar o feriado do Dia do Trabalho à beira mar.

Pequeno vilarejo onde encontram-se nativos, artesãos e empreendedores, Praia do Forte vem cada vez mais crescendo em termos turísticos. Esbanjando beleza natural, o destino é rodeado por belas praias, famosas por suas piscinas naturais, a exemplo das do Lord e Papa-gente. Na água cristalina, os peixes podem ser facilmente visualizados por uma máscara de mergulho.

Entre as atrações de Praia do Forte está o Projeto Tamar, dedicado à preservação das tartarugas marinhas. Na sede do projeto, é possível ver de perto algumas espécies de tartarugas e outros animais marinhos como arraias e até tubarões. Para os religiosos, a Capela de São Francisco de Assis, construída por pescadores em frente à praia do Porto, também é um marco e um cartão postal do vilarejo.

A gastronomia surpreende os visitantes de Praia do Forte. Pequenos e grandes restaurantes localizados na vila têm como especialidade os pratos à base de frutos do mar, mas também existe uma gama estabelecimentos para servir outros tipos de comida. Alguns exemplos são os bares e restaurantes que servem comida japonesa, italiana e mexicana, além de docerias.

Paraíso na Costa das Baleias - Outro destino bastante procurado na Bahia é Prado. A cidade está localizada na zona Sul da Bahia, zona turística da Costa das Baleias, há 805 quilômetros de Salvador. Suas belas praias atraem gente de todo o mundo.

Rodeada de praias tranquilas e águas mornas, que se estendem por mais de 80 quilômetros do litoral, a principal é a Praia do Centro, rodeadas por barracas onde são vendidos saborosos petiscos e bebidas. Entre as praias mais procuradas também estão a Barra do Prado, Praia do Coqueiral, Praia do Novo Prado, Praia da Amendoeira e Praia da Paixão.

Nos quesitos lazer, cultura, restaurante e atrações turísticas, Prado também tem seu destaque. O Beco das Garrafas é o destino preferido dos turistas para curtir a noite com música ao vivo e saborear bons pratos da gastronomia local, assim como um menu variado.

Outros lugares que o visitante não pode deixar de ir são a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Purificação, datada de 1876, e o famoso Mercado Municipal, que funciona como uma feira livre.

Para saber sobre opções de hospedagem e restaurantes, acesse o portal oficial de turismo da Bahia: www.bahia.com.br.

Como chegar a Praia do Forte

Saindo de Salvador, o motorista deve trafegar sentido aeroporto para ter acesso à Estrada do Coco (BA-099) e Linha Verde. Existem linhas regulares de ônibus partindo do Terminal Rodoviário de Salvador com destino à Praia do Forte. Informações pelo telefone (71) 3450-0321.

Como chegar a Prado

Partindo de Salvador pela BR- 324, sentido Feira de Santana, o motorista deve subir viaduto que dá acesso à BR-101 e depois seguir sentido sul, passando por Gandu, Itabuna, Eunapólis e Itamaraju. A partir desse ponto, é preciso acessar a rodovia BA- 489 e seguir por 50 quilômetros até Prado. De ônibus, é preciso ir até Porto Seguro pela empresa Águia Branca (71 4004-1010). Em Porto Seguro, deve-se pegar o ônibus da Empresa Expresso Brasileiro (73 3288-3650) que leva os passageiros até Prado.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091