Feira Literária movimenta turismo no município de Cachoeira

Entre os dias 17 e 21 de outubro, os maiores nomes da literatura brasileira estarão reunidos no Conjunto do Carmo, no município de Cachoeira para a realização da segunda edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica).

O evento que conta com o apoio da Bahiatursa terá na programação mesas temáticas e manifestações culturais, e como novidade trará a Varanda do Sesi, com shows musicais e performances artísticas.

De acordo com Emanuel Mirdad, um dos organizadores da Flica, na primeira edição da festa, realizada no mesmo período do ano passado, cerca de 10 mil pessoas participaram do evento.

Para João Carlos Oliveira da Silva, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo (Setur), a realização da Flica é de extrema importância para o fortalecimento do turismo na região. “O conteúdo programático e a própria transversalidade dos temas é essencial para o enriquecimento do turismo histórico-cultural de Cachoeira”, declara.

Segundo o secretário municipal de turismo, Lourival Trindade, atualmente Cachoeira conta com cerca de 420 leitos, e em função da realização da Flica, todos os hotéis e pousadas da região já estão lotados.“Com a realização desses eventos, não só a ocupação de Cachoeira como das cidades mais próximas de Muritiba e São Felix ficam completamente cheios. Só neste segundo semestre já tivemos, o Festival de Jazz, agora a segunda edição da Flica, e em dezembro, o terceiro Cachoeira Doc, o que significa um fluxo de turistas muito intenso pra toda a região”, afirma Trindade.

Distante a apenas 120 km de Salvador, a cidade de Cachoeira é famosa pela sua identidade cultural e histórica, e por sediar eventos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, o Festival de Jazz do Recôncavo, o Festival  de Documentários de Cachoeira, entre outros.

A Flica 2012

Entre a lista dos autores esperados para a edição de 2012, nomes nacionais como o da humorista carioca Maria Paula, o gaúcho Tabajara Ruas, do também carioca Antônio Cícero, e dos baianos Ordep Serra, Armando Avena, João José Reis e Ruy Espinheira. Entre os internacionais, está o do escritor espanhol Javier Morro, autor da última biografia de D. Pedro I, de Kangn Alem (Tongo), que traz em sua obra uma releitura sobre a Diáspora, e da romancista portuguesa Inês Pedrosa.

Este ano, o evento também fará uma homenagem especial ao centenário dos escritores Jorge Amado e Nelson Rodrigues. Para homenagear o baiano, uma mesa irá tratar do tema “Jorge Amado e os contextos de Terras do sem fim e Gabriela”. Já para falar sobre o escritor do cotidiano, a Flica convidou a filha do dramaturgo, Sônia Rodrigues.

As mesas serão mediadas pelo ator baiano Jackson Costa, o professor Jorge Portugal e o escritor Rosiel Soares. A programação completa estará disponível a partir do dia 10 de setembro no site: www.putzgrillo.com.br.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091