Salvador vai ser a capital brasileira do turismo entre os dias 10 e 14 de abril, com a realização de três importantes eventos do setor. A cidade vai sediar simultaneamente, no Centro de Convenções de Bahia, a 22ª edição da Bolsa de Turismo do Nordeste, do II Salão Baiano de Turismo e IIIª Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA).
Cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 15 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia participarão dos encontros, onde serão mostradas as potencialidades do Nordeste e da Bahia; realizados negócios como atração de voos internacionais, bem como a promoção de debates a cerca dos temas relacionados a atividade na região. Além dos operadores, os eventos contarão com a participação de representantes de companhias aéreas, agências de viagem e os secretários do Turismo e autoridades dos nove estados nordestinos.
As informações sobre os eventos estão disponíveis nos sites www.salao.turismo.ba.gov.br e www.bntm.com.br.
BNTM
A Brazil National Tourism Mart – Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM) deste ano deverá reunir cerca de mil profissionais, dos quais aproximadamente 60 compradores nacionais e 240 internacionais. A estrutura do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, prevê 141 estandes. Serão 23 na área institucional e 118 na área comercial. O evento, que está em sua 22ª edição, será realizado de 10 a 14 de abril.
A CTI Nordeste, entidade responsável pelo evento, anuncia ainda que, somente para a Bahia, Estado anfitrião, há estimativa prévia de aumento de 10% da demanda do setor, até dezembro. A BNTM de Salvador conta com o apoio, entre outros, do Ministério do Turismo Chesf e BNDES. Tap e Tam serão as principais transportadoras de operadores e jornalistas.
II Salão Baiano de Turismo
A segunda edição do Salão Baiano de Turismo, que será realizada de 10 a 14 de abril, em Salvador, no Centro de Convenções, paralelamente à Bolsa de Turismo do Nordeste (BNTM) e à III Feira da Abav-BA, deve receber 12 mil visitantes. A abertura oficial ocorrerá no dia 10 de abril, às 18h, com a presença do trade turístico, autoridades e convidados.
O evento é considerado por empresários do setor como a principal operação de vendas e marketing do destino Bahia e vai reunir operadores, agentes de viagem, representantes de grupos hoteleiros e também dos municípios turísticos baianos. “A ideia é fazer com que os operadores nacionais e internacionais conheçam nossos atrativos e formatem produtos para segmentos tradicionais, como o de sol e praia, e novidades como enoturismo, turismo rural e outros”, informa o secretário Domingos Leonelli.
Durante o II Salão Baiano de Turismo haverá ainda estandes personalizados com as características das 13 zonas turísticas do Estado, espaço para rodada de negócios, que será realizada em parceria com o Sebrae, e locais destinados à participação individual dos 31 municípios turísticos da Bahia que mais recebem visitantes.
A estrutura também inclui um pavilhão para estandes comerciais das empresas baianas, áreas para gastronomia, com a realização de aulas ao vivo na Cozinha Show, estandes para artesanato, espaços para exposição dos segmentos turísticos, como turismo de aventura, turismo náutico e outros. No Núcleo do Conhecimento serão discutidos temas para o desenvolvimento do setor, com a presença de convidados que têm atuação destacada no Brasil e no exterior.
Feira da Abav
O deputado e ex-jogador de futebol, Romário (PSB-RJ,) é um dos convidados da III Feira da Abav-BA, que será realizada de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, paralelamente ao II Salão Baiano de Turismo e Brazil National Tourism Mart (BNTM).
A presença do parlamentar, que preside a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, foi confirmada pelo presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Bahia, Pedro Galvão, durante a reunião do Fórum Estadual do Turismo, nesta sexta-feira (15).
Segundo Galvão, Romário deve falar sobre projetos importantes para o setor como acessibilidade, infraestrutura e capacitação profissional. Pedro Galvão ressaltou ainda que a Feira é um trabalho conjunto do Governo do Estado e entidades como as associações da Indústria de Hotéis (ABIH) e de bares e restaurantes (Abrasel).