Evento ciclístico leva gente de todo o planeta para a Chapada Diamantina e incrementa a economia local

As cidades de Mucugê e Rio de Contas são o cenário de realização do Brasil Ride, o mais importante evento de ciclismo na América latina, que acontece desde o domingo passado (23) e se prolongará até este sábado(29). A competição, que recebe o apoio da Bahiatursa, representa um momento importante para a complementação da receita gerada pelo turismo na região, com o incremento na ocupação hoteleira e também grande movimentação nos estabelecimentos comerciais locais.

Em números, o Brasil Ride, que está em sua 2ª edição e elegeu mais uma vez a Chapada Diamantina como destino da etapa nordestina, traz cerca de 350 atletas de 18 países, sendo eles Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Uruguai, África do Sul, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suíça, além de acompanhantes e imprensa internacional, que chegam à Bahia principalmente para praticar um pouco do esporte e conhecer os fascínios da beleza e cultura local.

Embora aconteça pela segunda vez na Chapada Diamantina, o evento já representa o segundo maior em matéria de retorno financeiro dentro do calendário de Mucugê, de acordo com Euvaldo Ribeiro, Secretário de Meio Ambiente e Turismo da cidade. “Há algumas semanas a ocupação hoteleira tem se movimentado. O evento é muito importante para dinamizar a economia como um todo, gerar empregos e ampliar a receita do município.”

Ainda segundo o secretário, a região arrecada entre R$ 1,5 e 2 milhões por conta da competição. Na rede hoteleira, muitos hotéis parceiros do evento registraram uma ocupação de quase 100% dos leitos, com hóspedes de diversas nacionalidades, o que significa maior contratação de funcionários. O setor de serviços, e produção associada ao turismo, também registra variações importantes, com aumento por demanda de cafés da manhã para visitantes, restaurantes, aluguéis de carros, guias turísticos e diversos outros. Os acompanhantes, e até mesmo os atletas, buscam conhecer a história e a gastronomia da cidade, o artesanato e suas belezas naturais – o que reflete no favorece do comércio local.

A diversidade do relevo e a exuberância da fauna e flora locais foram fundamentais para a inclusão da região no circuito de mountain bike Brasil Ride. Entretanto, a Chapada Diamantina é um dos destinos mais conhecidos e atrativos do território brasileiro, portando-se como um chamariz para competidores, turistas e também profissionais de comunicação que desejam conhecer esse pedaço da Bahia. Na equipe de imprensa, jornalistas cariocas, paulistas, baianos e mineiros; portugueses, italianos, espanhóis e franceses atuam na divulgação do evento e do destino para o mundo, o que representa o maior retorno midiático diante da imprensa internacional.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091