Estudantes do IFBA conhecem ações turísticas da Bahiatursa

Rosana França, diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, faz palestra para estudantes de Valença   Foto Rita Barreto/ Bahiatursa

Rosana França, diretora de Relações Internacionais, em palestra para estudantes  Fotos: Rita Barreto/ Bahiatursa

Cerca de 60 alunos do curso técnico em guia de turismo regional do IFBA (Instituto Federal da Bahia), do município de Valença, fizeram uma visita técnica ao Centro de Convenções da Bahia. A iniciativa, realizada em parceria com a Bahiatursa, visa aproximar os estudantes da realidade do mercado turístico regional.

Valença é a porta de entrada para uma das zonas turísticas do estado mais visitadas, a Costa do Dendê, que compreende também a Baía de Camamu e o município-arquipélago de Cairu, ao qual pertencem ilhas paradisíacas como Tinharé, onde está localizado Morro de São Paulo, e Boipeba.

Para Bruno Wendling, secretário de Turismo de Cairu, que registrou a presença de 190 mil visitantes regionais, nacionais e estrangeiros em Morro de São Paulo e 20 mil em Boipeba, de março de 2013 a março de 2014, um curso técnico em guia de turismo é importante para garantir “a melhoria da qualidade dos serviços de guiamento, maior segurança e aumento da competitividade da região”.

Renato Senna, diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, falou sobre a importância da parceria

DESTINOS - Os estudantes foram recebidos pelos diretores da Bahiatursa Renato Senna (Relações Nacionais) e Rosana França (Relações Internacionais), que apresentaram detalhes dos destinos e segmentos turísticos do estado e as ações realizadas pela Bahiatursa nos mercados nacional e internacional.

A coordenadora do curso, Liz Rodrigues, disse que as visitas técnicas são uma forma de complementar e enriquecer o conteúdo abordado em sala de aula. “Esse momento é muito importante para que a academia se aproxime mais dos dirigentes que promovem mudanças e melhorias para o turismo do nosso estado”, afirmou.

O diretor de Relações Nacionais, Renato Senna, destacou a importância da parceria com o trade turístico e a adequação da oferta de produtos para os diferentes mercados brasileiros. Já a diretora de Relações Internacionais, Rosana França, chamou a atenção para a diversidade de atrativos que o destino possui, além do segmento sol e praia. Ela ainda ressaltou o papel dos novos voos para posicionar Salvador como um hub internacional.

BASE - Para Rosana, esse tipo de parceria com as instituições de ensino é um trabalho de base, que traz retorno a longo prazo. “A gente precisa realizar mais esse tipo de parceria, porque, além de ser um trabalho importante, é também uma grande oportunidade de divulgar o trabalho que nós estamos fazendo, porque eles são multiplicadores”, enfatiza.

No final do evento, a exibição de um vídeo institucional sobre as potencialidades e riquezas do destino Bahia empolgou os participantes. Além disso, houve a distribuição de material promocional e rodada de perguntas, em que os participantes puderam esclarecer dúvidas e interagir com os palestrantes.

Para a estudante Sabrine Argolo, a palestra foi uma forma de aprender mais e mudar sua concepção sobre o destino Bahia. “Eu vim para cá com uma ideia completamente diferente, e na palestra eu consegui descobrir fatores que tornam a Bahia um dos melhores destinos turísticos”, comentou, satisfeita com o resultado da visita técnica.