Estande da Bahiatursa na Expocatólica recebe a visita de quase 30 mil pessoas

Trinta mil pessoas, aproximadamente, passaram pelo estande da Bahiatursa durante os sete dias da ExpoCatólica – Bote Fé Brasil 2013, evento realizado no Riocentro, que este ano contou com um público final acrescido de novos peregrinos presentes no Rio de Janeiro especialmente para a visita do papa Francisco e a  Jornada Mundial da Juventude, encerrada no domingo, 28. A participação da Setur e Bahiatursa no evento teve como objetivo divulgar as potencialidades baianas para o turismo religioso, ampliando a receita deste segmento na Bahia e aumentando a participação de visitantes de outros estados no fluxo turístico do segmento católico.

“Os jovens deram o tom na cidade do Rio de Janeiro. A ExpoCatólica acabou tendo um ganho dobrado, já que, além dos clientes tradicionais da feira, um grande contingente juvenil  compareceu aos estandes, dando a nós a oportunidade de trabalhar com um cliente novo, dentro da missão principal que é fidelizar o turismo religioso na Bahia”, diz José Carlos Oliveira, coordenador de Turismo Religioso da Secretaria do Turismo do estado.

REVISTA INÉDITA - Em meio à exibição de filmes sobre manifestações religiosas, a distribuição de folders e fitas do Senhor do Bonfim, além de outras ações desenvolvidas no estande da Bahiatursa, José Carlos chamou a atenção para a revista com conteúdo inédito voltado exclusivamente para os atrativos do turismo religioso baiano, destacando inicialmente as igrejas de Salvador, como a do Bonfim e  da Conceição da Praia, com a capa trazendo uma bela imagem do altar principal da Igreja de São Francisco.

A revista contém farto material descritivo, com conteúdo histórico, destacando detalhes  sobre a origem das diversas manifestações religiosas e contemplando, além de Salvador, cidades como Bom Jesus da Lapa, Monte Santo, Serrinha, Candeias,  Anguera e Rio de Contas, além dos museus de conteúdo sacro da capital, como o de Arte Sacra e o Abelardo Rodrigues.

Foi uma semana efervescente, em que a Bahia religiosa esteve representada em um dos estandes mais visitados da ExpoCatólica com o receptivo de baianas fazendo sucesso não apenas com as famosas fitinhas do Bonfim, mas com os pedidos de fotos no ciclorama mostrando  painéis com fotografias da Igreja do Bonfim e da Chapada Diamantina. E os diversos balcões de informações sobre destinos do turismo religioso de Salvador e do interior do estado. Muitos visitantes ficaram surpreendidos com as inúmeras opções que o estado apresenta para os religiosos.

EXPERIÊNCIA ÚNICA - Para Francisco Silva Conceição, prefeito de Candeias, foi “uma experiência única” para o município participar da exposição. “Com certeza nossa cidade começa a ser mais conhecida em outros estados e no mundo, não apenas como a cidade do petróleo, mas com um forte crescimento do turismo religioso”, disse, referindo-se à distribuição, no balcão do município, da água dos milagres de Nossa Senhora das Candeias, que fez muito sucesso no estande da Bahiatursa.

Ivan Santana, secretário de Cultura de Monte Santo, disse que todos os esforços estão sendo feitos para que o turismo tenha uma expansão maior  no país, ultrapassando as barreiras da localidade para mostrar sua importância no Brasil. “Monte Santo foi palco de eventos importantes, a exemplo das filmagens de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, e das gravações da minissérie da Globo O Pagador de Promessas. O meteorito de Bendegó, que foi um dos maiores do país, caiu na região.  E tem muitos atrativos que precisam ser descobertos não somente pela Bahia”.

Maria Betânia Bastos, secretária do Turismo de Bom Jesus da Lapa, disse que o município, hoje com mais de 70 mil habitantes, a quase 900 quilômetros de Salvador, foi divulgar sobretudo sua festa, cujo ápice acontece em 6 de agosto. Terceira maior romaria do Brasil, depois de Aparecida, em São Paulo, e do Círio de Nazaré, no Pará, a festa leva 400 mil pessoas em um único dia para a cidade. Durante o ano o município recebe dois milhões de pessoas, disse, acrescentando:  “É uma cidade que atrai a fé, a vontade de vencer e tudo aquilo de bom que a pessoa imagina nas suas orações”, acrescentou.

SANTÍSSIMO SACRAMENTO – João Carlos Souto, secretário de Turismo de Rio de Contas, destacou a festa do Santíssimo Sacramento, no Corpus Christi: “Só existem três cidades no Brasil onde o Santíssimo Sacramento é o padroeiro. Rio de Contas, Nilópolis, no Rio de Janeiro, e outra do Rio Grande do Sul”, disse, ao descrever o ambiente em Rio de Contas durante a programação religiosa – “é uma festa interessante, tradicional, com tapetes e as casa enfeitadas” – , chamando a atenção também para outras festas, como a do Divino, dentre os atrativos turísticos que incluem os passeios ecológicos, o Carnaval e o São João.

André Reis, diretor da Eventur, órgão oficial de turismo de Serrinha, destacou o grande número de visitantes na cidade durante a Semana Santa, com a Procissão do Fogaréu, que já ocorre há mais de 80 anos, e o espetáculo teatral da sexta-feira, representando os passos da paixão,  que, segundo ele, o município quer tornar um dos grandes produtos do turismo local, com a perspectiva, no próximo ano, de levar três atores da Globo para representar a paixão e morte de Jesus Cristo.