Estado assegura melhorias para o Centro de Convenções

Equipamento terá terceiro piso climatizado e empresa cuidará da manutenção permanente

Representantes do trade turístico e do Governo da Bahia selaram, nesta quinta-feira (13), durante reunião realizada na Secretaria Estadual do Turismo, um acordo para implementação de melhorias no Centro de Convenções. O encontro, que foi presidido pelo secretário Domingos Leonelli e pelo presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, contou com a presença dos dirigentes máximos das principais entidades do turismo do Estado como Pedro Costa, do Convention Bureau Salvador e Litoral Norte, Manuel Garrido, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luiz Augusto Leão, do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), José Iglesias, da Associação Baiana das Empresas de Receptivo, Pedro Galvão, da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) e Sérgio Araújo, da Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos e Congressos (Abeoc).

O acordo constituiu no compromisso assegurado pela Bahiatursa, no sentido de realizar obras de melhorias físicas no equipamento como a da climatização do terceiro piso do Centro, que prevê investimentos de R$ 5,9 milhões, do Ministério do Turismo. “Essas obras já devem ser iniciadas este ano e concluídas em junho de 2013”, informa o engenheiro Luiz Nolasco, da Bahiatursa.

Novidades – Na oportunidade, o secretário Domingos Leonelli informou aos empresários que também a partir deste ano o Centro de Convenções terá uma empresa que fará a sua manutenção permanente. Os empresários do trade, que entregaram para Leonelli uma carta explicitando os principais pontos fortes e também as deficiências do Centro de Convenções, comemoraram as notícias. “Salvador é a terceira principal cidade do país na realização de congressos e eventos corporativos. Destes, a maioria será realizada no Centro de Convenções, que está com uma pauta de encontros garantida até 2016”, informa Pedro Costa, do Convention Bureau.

Sérgio Araújo, da Abeoc, ressalta que o equipamento oferece toda a segurança necessária para a realização de um grande evento nacional e internacional, mas pontua que é preciso melhorar as estruturas de elevadores e escadas rolantes, sanitários, além do paisagismo do entorno e também a renovação da instalação elétrica para atender aos padrões internacionais. Por outro lado, Araújo ressalta que nenhum centro de eventos do Nordeste possui um teatro tão bem estruturado como o Iemanjá, que tem capacidade para duas mil pessoas e também uma localização tão privilegiada, próxima do aeroporto, rodoviária e dos principais hotéis.

Salvador leva vantagem para a captação de eventos

Apesar da concorrência de outros estados, os empresários reconhecem que a capital baiana leva vantagem com relação a outros destinos nordestinos no que se refere à malha aérea e também na posição geográfica e parque hoteleiro. “São pelo menos 130 voos diários no Aeroporto de Salvador e uma capacidade hoteleira de 37 mil leitos”, lembra o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091