Programa de capacitação beneficia 300 profissionais em Ilhéus

sec1

Um grupo formado por 300 pessoas, com idade entre 18 e 50 anos, participou na noite desta segunda-feira (23), em Ilhéus, no Sul da Bahia, da solenidade de entrega de certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento contou com a presença dos secretários do Governo do Estado, Domingos Leonelli (Turismo) e Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), além de autoridades locais como o prefeito Jabes Ribeiro.

Os cursos, ministrados pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba), foram voltados para as áreas da indústria e também de serviços como o turismo, que contou com capacitação em idiomas (inglês e espanhol) e fotógrafo.

Para Leonelli, a qualificação da mão-de-obra é um dos principais desafios para o setor na Bahia. “Vamos chegar a 14 mil trabalhadores capacitados em sete anos, mas mesmo assim é preciso investir cada vez mais. Eu comparo o investimento nessa área às ações de saneamento básico, que são essenciais embora não sejam muito visualizadas por estarem incluídas nos bastidores”, disse.

Aluna do curso de espanhol aplicado ao turismo, Jéssica Almeida acredita que a capacitação vai impulsionar a carreira e garantir boas oportunidades.

A secretária Moema Gramacho ressaltou as políticas de incentivo à educação profissional dos governos federal e estadual e disse que cada vez mais o mercado busca trabalhadores com capacitação técnica. “Uma das principais preocupações das empresas é a possibilidade de faltar mão-de-obra qualificada, mas felizmente estamos bastante atentos para isso, ofertando centenas de opções de cursos profissionalizantes”, afirmou.