Elba se apresenta no Pelô em noite de homenagem às mulheres

Elba Ramalho, o destaque da noite Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Elba Ramalho, o destaque da noite Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Já é São João na Bahia. Com o tema ‘Respeita as Mina’, a festa em 2019 é dedicada à luta contra a violência às mulheres. Reforçando a campanha, nesta sexta-feira (21), vozes femininas dominaram os palcos espalhados pelos largos Tereza Batista, Quincas Berro D´Água e Pedro Arcanjo, e no Largo do Pelourinho, onde o grande destaque da noite é a cantora Elba Ramalho. A festa no Pelourinho faz parte do São João da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa. Além de Elba, apresentaram-se, no palco principal, Orquestra Popular da Bahia, Jeanne Lima, Mariene de Castro e Márcia Short.

De acordo com o superintendente da Bahiatursa. Diogo Medrado, o São João no estado é uma festa democrática, aberta a todos os gostos, para baianos e turistas. “Esse ano, o nosso São João está abraçando a campanha da Secretaria de Politica para Mulheres do Estado (SPM), e isso reflete desde a decoração até a programação. Nessa sexta-feira (21), nos cinco palcos que o Governo colocou no Pelourinho, toda a programação é composta, exclusivamente, por mulheres. Ao longo de todos os dias de festa, além do Pelô, temos atrações diversificadas no Subúrbio e o concurso de quadrilhas na Praça da Revolução, em Periperi”, explicou o gestor.

Antes de subir no palco, Elba Ramalho falou sobre a importância da cultura do São João. “É uma festa popular, da nossa cultura, da nossa tradição, tem vários costumes do povo envolvidos, a comida, a roupa e a música. O tema da festa aqui na Bahia é extremamente oportuno, que destaca o respeito às mulheres. A minha função é transmitir alegria e uma mensagem positiva de esperança”, afirmou a cantora.

A turista paulista, Maria Paula Ellier, elogiou a organização no Pelourinho. “Essa é a quarta vez seguida que venho passar o São João em Salvador. A festa tá linda, tudo bem organizado e seguro. É muito mais gostoso curtir assim, quando as coisas estão bem estruturadas. Trouxe minhas tias e vamos todas dançar muito forró”.

Paulinha Oliveira, Colher de Pau, Lara Amélia, Cole Comigo, Mariana Fagundes e Cris Mel se apresentaram no Largo Tereza Batista. No Quincas Berro d’Água, a festa ficou por conta de Brenda Cruz, Julie de Assis, Cida Martinez, Vaneska Pinheiro e Amanda Santiago. Walkiria Santos, Menina Forrozeira, Geovana Lins e banda, Gabriela Moraes e Odilani e Vitória fizeram a festa no Largo Pedro Archanjo.

A festa no Pelourinho segue até o dia 24 de junho. A programação completa está disponível no site do São João da Bahia.

Decoração

A decoração foi espalhada pelos 780 mil metros quadrados do Pelourinho, com mais de 35 mil metros de bandeirolas distribuídas entre ruas e largos, um balão de sete metros, 20 de quatro metros e 40 de três metros, além de 40 luminárias de três metros e 200 metros de gambiarras de luminárias. O projeto artístico concebido pela artista Telma Calheira é inspirado na diversidade feminina do Nordeste, inserida no contexto da maior festa popular da região: o São João.

No Cruzeiro de São Francisco, um portal de entrada de 6m x 7m dá boas vindas aos turistas e baianos que forem curtir a festa. Cinco bonecas de 3,5 metros, sendo uma cangaceira, uma noiva caipira, uma retirante, uma forrozeira caipira e uma forrozeira vaqueira, valorizam a luta das mulheres nordestinas. Arcos de fuxico formam um túnel ligado a gambiarras coloridas. O espaço conta ainda com bustos femininos em resina de 1,60m x 1,10m. No Largo do Cruzeiro de São Francisco fica a tradicional “casa de reboco” com elementos característicos de um “arraiá” tradicional.

Repórter: Tácio Santos – Secom Bahia

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091