Doze estabelecimentos baianos já se cadastraram no novo Sistema de Classificação Hoteleira

Doze hotéis baianos já se cadastraram ou buscaram informações sobre o novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, lançado pelo Ministério do Turismo e apresentado nesta quinta-feira (8), aos empresários do setor hoteleiro, durante encontro no Centro de Convenções, em Salvador. A iniciativa prevê a volta das estrelas como critério de diferenciação entre os estabelecimentos.

Dos estabelecimentos cadastrados, dois já foram classificados de acordo com o novo sistema. O Vila Galé Marés, em Guarajuba, no município de Camaçari, obteve a nota máxima e se enquadrou como cinco estrelas, e o Hotel Porto do Sol, em Caetité, no sudoeste do Estado, possui três estrelas. Outros dez meios de hospedagem na Bahia serão avaliados ainda este ano.

A ferramenta servirá como um balizador para os usuários dos hotéis brasileiros, durante os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2013 (Copa das Confederações), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos).

Formatado de maneira participativa, o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem foi elaborado conjuntamente por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Sociedade Brasileira de Metrologia e sociedade civil.

Na Bahia, os órgãos parceiros do MTur são a Secretaria de Turismo do Estado e o Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro). Para o secretário Domingos Leonelli, o sistema é positivo, pois vai auxiliar o turista a avaliar o meio de hospedagem, antes de adquirir o serviço.

O sistema, que adotará as tradicionais estrelas como meio de classificação, funcionará com adesão voluntária e obedece a critérios de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Com a nova regra hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem serão classificados de acordo com as seguintes categorias: Hotel – 1 a 5 estrelas; Resort – 4 e 5 estrelas; Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas; Cama e Café – 1 e 4 estrelas; Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas; Pousada – 1 a 5 estrelas e Flat – 3 a 5 estrelas.

Empresários do setor hoteleiro, a exemplo de Sílvio Pessoa, presidente do Sindicato que representa os hotéis, e Manuel Garrido, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, acham positiva a iniciativa e disseram que o principal desafio é fazer com que o projeto tenha uma boa taxa de adesão, uma vez que é facultativo.

Fichas eletrônicas – Durante o evento, que também contou com uma palestra do presidente do Convention Bureau de São Paulo, Toni Sando, o analista de Negócios do Ministério do Turismo, Raul Longo, apresentou o novo formato das fichas cadastrais de hóspedes. Segundo ele, o novo modelo terá envio eletrônico dos hotéis para os órgãos governamentais de turismo, “o que facilitará a identificação do perfil dos turistas que se hospedam nos hotéis brasileiros”.

Para saber quais os critérios e forma de participar do sistema, clique no link: http://www.setur.ba.gov.br/2012/11/07/saiba-tudo-sobre-a-nova-classifica… e saiba mais.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091