Destinos turísticos baianos registram alta ocupação em janeiro

Praia do Forte: hotéis lotados desde o final de novembro Foto: João Ramos/ Bahiatursa

Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros: hotéis lotados desde o final de novembro Foto: João Ramos/ Bahiatursa

Os principais destinos turísticos da Bahia tiveram ocupação de 100%, no réveillon, e o movimento continua intenso durante o mês de janeiro. Em alguns locais, como Porto Seguro, Ilhéus, Praia do Forte e Lençóis, na Chapada Diamantina, está difícil conseguir hospedagem até o final do mês.

Em Porto Seguro, terceiro maior parque hoteleiro do Brasil, os 48 mil leitos não foram suficientes para atender à demanda do final do ano. O secretário de Cultura e Turismo do município, Luiz Otávio Borges, comemora: “Podemos constatar que a ocupação foi maior que 100%, porque muitos turistas que não conseguiram leitos nos hotéis optaram por alugar casas e flats para a temporada”, afirma.

Luiz Otávio diz que percebeu que aumentou o número de visitantes que vieram de carro para a região, este ano. “Fizemos uma pesquisa de campo e encontramos turistas de Rondônia e Belém do Pará, por exemplo”, acrescenta.

Está difícil conseguir quartos vagos até mesmo em um dos maiores hotéis de Porto Seguro. “Estamos desde o final de dezembro com cerca de mil leitos ocupados, tivemos um aumento de quase 20% em relação a janeiro de 2013”, revela o hoteleiro Luigi Rotunno.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/ Porto Seguro, Wilson Spangnol, a ocupação no réveillon foi de 100%. E os hotéis continuam lotados, depois do dia 12 de janeiro, com ocupação de 93%.

“O trade de Porto Seguro está muito satisfeito, pois houve um incremento de 10% em relação à ocupação no mesmo período em 2013”, destaca.

COSTA DO CACAU – Em Ilhéus, na Costa do Cacau, a realidade é a mesma, réveillon com 100% de ocupação e 80% durante o mês de janeiro. “Estamos felizes porque tivemos um aumento de 10% no número de turistas que visitam Ilhéus, em janeiro. Sempre há uma queda, depois do réveillon, e este ano o trade quase não sentiu essa redução no restante do mês. Hotéis e restaurantes sempre cheios”, afirma Luigi Massa, presidente do Convention Bureau da Costa do Cacau.

O movimento em Itacaré também é dos melhores, segundo Maria Aparecida Aguilar, tanto o natal como o réveillon foram de hotéis cheios. “Tenho duas pousadas grandes e nas duas a ocupação foi de 100%. Depois da segunda semana de janeiro alcançamos 85% de ocupação e assim vamos fechar o mês”, garante.

CHAPADA DIAMANTINA- Não são apenas os destinos de sol e praia que estão com a ocupação alta. Em Lençóis, na Chapada Diamantina, houve um incremento de 30% em relação a janeiro de 2013. “A cidade ficou completamente lotada,  com filas nos supermercados e até mesmo nos restaurantes de Lençóis. Foi uma surpresa muito grande para o trade. E o melhor é que o movimento continua: depois do dia 13, os hotéis chegam a ter 80% de ocupação”, revela Michelli Nonato, secretária de Turismo de Lençóis.

No Capão, também na Chapada Diamantina, a realidade é a mesma: restaurantes, pousadas e mercadinhos cheios. Segundo Marcos Monteiro, proprietário de uma das pousadas mais procuradas da região, desde o dia 20 de dezembro está complicado conseguir um quarto na vila. “Terminamos dezembro  e iniciamos janeiro com 100% de ocupação. Nesta última semana, depois do dia 18 de janeiro, é que baixamos para 80% o número de quartos ocupados. Vamos fechar o mês com 20% a mais de hóspedes em relação a janeiro do ano passado”,  confirma.

PRAIA DO FORTE - Na Costa dos Coqueiros, em Praia do Forte, por exemplo, os hotéis estão lotados desde o final de novembro, e é muito difícil conseguir hospedagem até depois do Carnaval, garante a gerente de marketing da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte), Maria Betânia Souza Paranaguá. “Além da dificuldade de conseguir hotéis, os turistas não conseguem nem casas para alugar. Esse janeiro está sendo especial para os hoteleiros da Praia do Forte, com um incremento de 10 a 15% em relação a 2013”, revela.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863