Comida, futebol e herança portuguesa e africana encantam jornalistas ingleses em visita à Bahia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A comida, a mistura de cores e a paixão pelo futebol encantam seis jornalistas ingleses que participam de um press trip por Salvador e Praia do Forte (Mata de São João) até a próxima quarta-feira  como parte de um programa da TAP – Transportes Aéreos Portugueses, que conta com o apoio da Bahiatursa.

No sábado, eles visitaram o Dique do Tororó, o Farol da Barra, as igrejas de São Francisco e do Bonfim e o Museu de Arte Moderna da Bahia, com o Parque das Esculturas. No domingo, foram ao Rio Vermelho, percorreram o Pelourinho, conheceram o Elevador Lacerda e  se impressionaram, particularmente,  com a primeira partida da final do Campeonato Baiano entre o Bahia e o Vitória.

“Uma atmosfera mais apaixonada, mais vibrante do que costuma ser na Inglaterra”, disse Hannah Ammy Barr, do Fabulous, suplemento dominical do jornal The Sun, um dos principais da Inglaterra, que fala sobre viagens, celebridades, moda e comportamento. “Nunca vi um jogo com tanta paixão”, disse Lorna Gray, da Cosmopolitan, uma revista de variedades que aborda temas na linha da Fabulous.

Do mesmo modo que Hannah, que ficou particularmente impressionada com a qualidade da comida, ela destacou a combinação das culturas africana e portuguesa, que se reflete  na culinária, compartilhando com a opinião de Peter John Thompson, da Press Association, uma agência de notícias que vende conteúdo para diversos veículos.

Para David Richardson, da TTG, revista semanal voltada para profissionais de turismo que circula com cerca de 19 mil exemplares,  Salvador é uma cidade marcada pela presença do mar. “Os fortes, os faróis… pode-se imaginar como o mar foi importante para a formação desta cidade”, afirma.

“A comida e a religião, na verdade, aqui se encontram”, disse David Joseph Constable, do Metro, um jornal de distribuição gratuita que circula em Londres e municípios vizinhos com tiragem de 800 mil exemplares.

Nathalie Schofield, do departamento de comunicação da Tap em Londres, foi além, enxergando na mistura de culturas um reflexo da paixão dos brasileiros pelo futebol. Ela explica a presença do grupo de jornalistas ingleses em Salvador como parte de um programa da companhia aérea portuguesa, que conta também com o apoio da Vbrata, associação europeia de operadores especialistas em Brasil, para criar o hábito entre os britânicos de que, por meio da TAP, podem alcançar o mundo inteiro.

Naturalmente, acrescenta ela, aproveitando esse momento de expectativa em torno da Copa do Mundo de 2014, “que é um momento que pode ser capitalizado, com a divulgação do Brasil na mídia e entre agentes de viagens e operadoras”.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863