Com acesso gratuito, Salão de Turismo é aberto ao público até sábado

O governador Jaques Wagner foi recebido pelos anfitriões do evento, o secretário do Turismo, Pedro Galvão, e o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado. Foto: Tatiana Azeviche/Setur

A solenidade contou contou com a presença do governador Jaques Wagner.  Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Maior evento de promoção e venda da Bahia, o Salão Baiano de Turismo teve sua terceira edição aberta, oficialmente, na tarde desta quinta-feira (8) pelo governador Jaques Wagner. O gestor foi recebido pelos anfitriões do evento, o secretário do Turismo, Pedro Galvão, e o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, e visitou os estandes, reconhecendo o potencial turístico e cultural do estado. A solenidade contou com a presença de artistas e políticos. Com entrada gratuita, o Salão fica aberto das 14h às 20h, nesta quinta e sexta (8 e 9), e das 9h às 14h, no sábado (10).

“Não tenho dúvidas de que o salão cumpre um papel importante, com a participação de várias entidades da cadeia produtiva do turismo. A cada ano a gente trabalha a qualificação profissional, qualifica os destinos e amplia o número de voos internacionais, como é o caso da Air Europa, que agora tem 22 voos vindos para a Bahia. O turismo é a grande indústria sem chaminé, que gera emprego sem poluir”, comentou o governador, que correu todo o pavilhão de feiras do Centro de Convenções e recebeu de presente um cocar dos índios pataxós de Porto Seguro.

As novidades do Salão de 2014 foram destacadas pelo secretário do Turismo. “Além do Salão, sempre realizado junto com a Feira da Abav, temos, pela primeira vez, o Fórum Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia, a Expo Hotel ABIH – Ba e a Expo Alimentos & Bebidas ABRASEL-BA. A partir desta sexta, o público também poderá participar de um feirão onde pacotes oferecidos por 30 agências de viagem serão vendidos com até 30% de desconto”.

Galvão também destacou as palestras do Núcleo do Conhecimento, dedicadas a profissionais e estudantes de turismo. A programação inclui palestra do presidente da Embratur, Vicente Neto, no auditório Mãe Menininha, às 16h30, sobre oportunidades e potencialidades dos mercados internacionais para a Bahia. A programação completa pode ser conferida no site http://www.salao.turismo.ba.gov.br/o-salao/nucleo-do-conhecimento/.

O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, considerou a abertura do salão “calorosa” e já contabiliza o evento como um sucesso. “Temos 87 cidades representando as 13 zonas turísticas com estandes montados e a expectativa é quebrar todos os recordes de público, na rodada de negócios e no feirão de pacotes”, disse Medrado. No ano passado, mais de 12 mil pessoas passaram pelo Centro de Convenções durante o Salão Baiano de Turismo. 

Salão é vitrine de atrativos da Bahia

Estandes das zonas turísticas, 16 balcões com atrativos dos segmentos turísticos, manifestações culturais, núcleo do conhecimento, exposição e venda de artesanato, sala de imprensa e um espaço para rodada de negócios, com a presença de 30 das principais operadoras do Brasil, é um resumo do que será o 3º Salão Baiano de Turismo:

Estandes das Zonas Turísticas- Exposição dos atrativos das 13 zonas turísticas da Bahia: Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Caminhos do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Lagos e Cânions do São Francisco, Vale do São Francisco, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste e Caminhos do Oeste.

Balcões dos Segmentos - Na área institucional, 16 balcões vão expor segmentos e os principais produtos turísticos da Bahia. A Bahiatursa prioriza ações em novos segmentos e em novos produtos, como o turismo religioso.

Rodada de Negócios - Realizada em parceria com o Sebrae. Os principais operadores e agentes de viagem conhecerão os atrativos e equipamentos do turismo no Estado. Espaço para 30 operadoras com interação comercial. Nos dias 9 e 10 acontece uma feira com venda direta para o público final de pacotes com descontos.

Expo Artesanato - Os artesãos comercializarão artigos que representam a riqueza do Estado. O público terá acesso a produtos diversificados distribuídos nos 18 estandes. Dentre os materiais, destacam-se as peças que utilizam técnicas em cerâmica, renda, tecelagem, madeira, mosaico e cabaça. A prioridade é que os produtos comercializados possuam uma relação de identidade com o destino Bahia.

Núcleo do Conhecimento - Um ambiente para aprendizado e debate de temas ligados ao turismo, destinado à realização de palestras, cursos, workshops e mesas-redondas com temas como Acessibilidade e Turismo, Novas Tendências do Turismo, Gestão de Restaurantes e Evento Gerador de Fluxo Turístico. Uma das atividades será a oficina do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca-BA).

Parcerias - Paralelamente à terceira edição do Salão Baiano de Turismo acontecem o Fórum Internacional de Turismo, Hotelaria e Gastronomia; a Expo Hotel ABIH – Ba; a Expo Alimentos & Bebidas ABRASEL-BA; e a Feira de Turismo da ABAV-BA, que vai contar com um feirão de ofertas de pacotes de viagem para o público final e descontos de até 30%.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863