Chapada Diamantina reúne ciclistas e jornalistas mundiais durante o Brasil Ride

Entre os dias 23 e 29 de setembro, a Chapada Diamantina (BA) reunirá os maiores atletas do mountain bike nacional e internacional durante o principal evento de ciclismo das Américas, a Maratona XCM Brasil Ride 2012.

Já na sua terceira edição, a competição conta mais uma vez com o patrocínio da Bahiatursa e receberá a participação inédita do primeiro campeão olímpico de mountain bike, o holandês Bart Brentjens e do pentacampeão japonês e tricampeão asiático, Kohei Yamamoto – participante dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Além dos competidores internacionais, a ultramaratona também terá participantes amadores e atletas de 15 estados brasileiros. Entre os principais nomes estão o do ex-piloto de F1 Christian Fittipaldi e de Marcio May, que defendeu o Brasil nas olimpíadas de 92, 96 e 2004, e três jogos Pan-americanos.

Com um alto nível competitivo, o Brasil Ride representa uma excelente oportunidade para movimentar a economia da região local, além de reforçar a Bahia como um excelente destino para a realização de eventos esportivos.

“É um evento com grande repercussão nacional e internacional, que colabora pra promoção da Chapada Diamantina como um grande destino do turismo esportivo e de aventura. Além dos participantes de 19 países, teremos a presença de 50 jornalistas, o que nos garante um grande retorno para a Bahia”, afirma Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa.

A largada acontecerá no dia, 23, a partir das 13 h, na cidade de Mucugê. Ao todo serão 7 dias de competição seguindo um percurso de 600 km ao redor do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os municípios de Mucugê e Rio de Contas.

 

Conheça um pouco sobre alguns atletas nacionais e internacionais

 

Márcio May – Ícone do ciclismo brasileiro, com destaque para os mais de 20 anos de carreira, tendo três participações em Olimpíadas – Barcelona 92, Atlanta 96 e Atenas 2004 -e três Jogos Pan-americanos, conquistando a medalha de bronze em Mar del Plata, Argentina (95) e o emocionante bronze em Winnipeg, Canadá (99).

Christian Fittipaldi – Nascido numa família que respira esporte, Christian Fittipaldi apaixonou-se pelo ciclismo literalmente por acidente. Após sofrer uma lesão na perna e no pé num acidente nas corridas de carro, Christian usou a bicicleta para acelerar sua recuperação e tomou gosto pelo esporte. Atualmente, além de treinar de 3 a 4 vezes por semana, incentiva o desenvolvimento do esporte através do projeto da equipe Scott-Fittipaldi, que busca revelar talentos na modalidade. Christian vai estrear na Ultramaratona de MTB na Chapada Diamantina-BA ao lado do experiente Odair Pereira.

 

Internacionais

 

Bike Anjos – Os músicos portugueses, Sérgio e Nelson Rosado são celebridades na Europa. No entanto, eles conseguem conciliar uma agenda repleta de shows e apresentações com dedicação aos treinamentos. Apaixonados pelo ciclismo, os irmãos Rosado vêm ao Brasil, primeiro para cantar (no dia 23 de julho em Porto Alegre-RS) e no mês de setembro pedalar por uma causa social. Atualmente eles atuam em 4 instituições de caridade e vão utilizar toda visibilidade deles para promover o bem, o que rendeu o nome de Bike Anjos.

Bart Brentjens – O ciclista holandês é um dos mais respeitados do mundo ao conquistar a 1ª medalha de ouro olímpica no mountain bike, nos Jogos de Atlanta-96. Oito anos depois ele conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas-2004. Além das medalhas olímpicas, Bart já venceu o campeonato mundial de mountain bike cross country, campeonato europeu e 10 vezes sagrou-se campeão holandês.

Outro título importante foi faturar o título de bicampeão do Tour de France na versão mountain bike. Em 2009, o ciclista fundou a própria equipe e continua focado em competir com alto rendimento, incluindo provas como o Cape Epic, ultramaratona de MTB na África do sul.

Kristian Hynek – Bicampeão da Brasil Ride (2010 e 2011) na categoria Open (masculina), o ciclista tcheco é a revelação no circuito mundial, sendo convocado para defender a seleção de seu país em campeonatos mundiais. Nesta temporada 2012, Kristian ganhou notoriedade e muito respeito no circuito mundial ao faturar o título de campeão Europeu de maratona e a ultramaratona Alpentour (na Áustria).

Hans Becking – O ciclista holandês é novo integrante da equipe Milka-Superior, gerenciada por Bart Brentjens. Competidor desde os 13 anos de idade, Hans já conquistou 3 vezes o título nacional na categoria junior e duas medalhas de bronze no campeonato europeu de MTB. Na temporada passada,

Hans mostrou uma grande evolução ao vencer duas competições importantes na Europa: “Dynasys Top Competition”, “Bart Brentjens Trophy” e a medalha de prata no campeonato nacional.

Annabela Stropparo – A ciclista italiana Annabela Stropparo é uma das ciclistas mais renomadas do mundo, ganhando fama e muitos títulos ao longo dos anos 90 e início de 2000. A Super Campeã Italiana que acumula um “top 6″ na Olimpíada de Atlanta-96, inúmeros pódios em Copas do Mundo e nada menos do que 18 títulos nacionais e 600 vitórias no mountain bike: cross country, maratona e ciclocross!

Tom Ritchey – Ritchey é considerado uma “lenda” por ser um dos principais responsáveis pelo surgimento da bicicleta de montanha moderna, a “mountain bike”. Muito criativo e habilidoso, Ritchey começou a construir quadros de bicicleta de montanha em 1983 para a sua própria empresa, logo, a RitcheyDesign, expandiu para renomados acessórios e peças otimizadas para alto rendimento, incluindo pedais de encaixe (clipe) e caixas de direção, entre outros componentes revolucionários usando ligas de alumínio, titânio, e a união de fibra de carbono com tubos de titânio. Em 1988, Ritchey foi introduzido no Hall of Fame Mountain Bike.

Joe Breezer – Assim como Tom Ritchey, Joe Breezer é considerado um dos pais do mountain bike ao lado de Gary Fisher, Charlie Kelly entre outros. Além de exímio ciclista com vários títulos, Joe Breezer lançou sua própria marca de bicicleta, que ganhou grande destaque nos anos 80 e 90. Após ser indicado pelo “Hall of Fame”, a paixão de Breezer o levou para atuar na questão política do uso da bicicleta, o cicloativismo na divulgação e defesa da bike como meio de transporte. E nas horas vagas, Joe Breezer continua fazendo o que mais gosta: pedalando.

Veja a programação completa no site: www.brasilride.com.br

 

Prezados (as),

 Clique aqui para visualizar e baixar as imagens.

A Bahiatursa cede as imagens para fins promocionais, não comerciais, desde que citados a fonte e o crédito que constam no nome dos arquivos.

1 Comentário

1 Comentário em "Chapada Diamantina reúne ciclistas e jornalistas mundiais durante o Brasil Ride"

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091