Este ano, centenas de turistas estrangeiros participaram da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. A festa religiosa é uma das mais importantes do estado e guarda uma tradição de cerca de 200 anos. Durante seis dias, pelas vielas e becos do município, americanos, italianos, nigerianos e brasileiros, falaram uma única língua: a da fé.
Pelas ruas históricas, durante as manifestações e procissões, uma imagem comum foi a dos visitantes registrando com câmeras e máquinas fotográficas bons momentos da festa e da irmandade, para serem mostrados em várias partes do mundo .
Os turistas também não perderam a importante celebração do dia 15; nem a chuva que caiu no final da procissão dispersou os visitantes que seguiam o cortejo. A americana Isis Davidson, na festa pela primeira vez, ficou encantada. “Estou gostando muito do clima da Boa Morte. A história dessas mulheres me deixou emocionada”, disse Isis.
O gerente do Mercado Americano da Bahiatursa, Billy Arquimimo, destacou o número de visitantes estrangeiros ao evento: “Houve uma movimentação de 500 afro- americanos na festa e isso quer dizer que estamos colhendo bons frutos para o Turismo étnico-afro do Estado”, explicou, ressaltando ainda a felicidade dos turistas de estarem vivenciando momentos de tanta beleza na cidade baiana. A americana Florence Ruffingarrison falou da suntuosidade da festa: “Está tudo maravilhoso e lindo. A festa é especialmente bela e histórica”, disse Florence.
A Festa da Boa Morte, chega ao último dia, mostrando ao mundo beleza, cultura e história construídos por 22 corajosas mulheres negras. Na quarta-feira (15) uma missa festiva pela Assunção de Nossa Senhora e a Procissão de Nossa Senhora da Glória encerraram a comemoração sagrada da festa secular, que contou ainda com a cerimônia de posse das novas irmãs que cuidarão dos festejos em 2013.
O mineiro Luick Fernandes, que ficou sabendo da festa pela internet, elogiou os festejos. “Eu estou achando tudo muito interessante e com uma riqueza de detalhes incrível”, disse Fernandes.
Programação- Este ano, devido a morte da juíza perpétua da irmandade, Dona Estelita, uma semana antes dos festejos, as comemorações de rua, e o samba de roda foram suspensos da programação. Ontem, dia 16 , e hoje, sexta-feira, 17, as irmãs servem cozido e caruru, na sede da irmandade, para celebrar o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte.