Em sua sétima edição, o evento conta com a participação dos 417 municípios baianos
Participam do campeonato vários grupos da totalidade das cidades baianas Foto: Tatiana Azeviche/Setur
O presidente da Federação Baiana de Quadrilhas – Febaq, Carlos Brito, juntamente com o vice, Agnaldo Silva, e a diretora financeira da entidade, Maria José Sacramento, reuniram-se nesta quarta-feira, 2, com o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, que garantiu o patrocínio ao Campeonato Estadual de Quadrilhas, que conta com a participação dos 417 municípios baianos.
A programação ainda não foi definida, informa Carlos Brito. Na reunião traçaram-se diretrizes para a sétima edição do campeonato que, segundo ele, a cada ano vem crescendo, “em consequência da valorização que a Bahiatursa vem dando a essa manifestação, que é a maior simbologia dos festejos juninos”.
“A realização do campeonato em 2014 vem mais uma vez consolidar a importância das quadrilhas”, afirma. Ele diz que a federação está imbuída, desde o começo, do propósito não apenas de resgatar a tradição, que vai muito além da dança, mas se preocupando também com um conjunto de ações sociais e educacionais que atingem os componentes das quadrilhas.
“Através das atividades das quadrilhas juninas, centenas de jovens têm acesso direto a atividades socioculturais todo o ano, em todo o Estado, com opção de conhecerem nossa cultura, com atividades nas áreas de dança, teatro, moda e artes plásticas”, afirma Brito. Filiados à Febaq são 50 municípios, mas participam do campeonato vários grupos da totalidade das cidades baianas. Somente de Salvador, são 10 quadrilhas concorrentes.