Caminhantes da Estrada Real visitam a Chapada Diamantina

O grupo As Caminhantes da Estrada Real, criado em 2003 com o objetivo de desvendar e divulgar as riquezas da cultura mineira, visita a Chapada Diamantina (BA) iniciando excursão pelos parques nacionais. Ao desembarcar no aeroporto internacional de Salvador, no último dia 18.4, as desbravadoras do estado de Minas Gerais foram recebidas com muita alegria por uma baiana tipicamente trajada e pela equipe da Bahiatursa.

O grupo, formado por 22 mulheres das 80 integrantes das Caminhantes da Estrada Real, todas elas mineiras de 50 a 75 anos, permanece na Bahia até quinta-feira (25). Com atividades iniciadas em 2003, em cada excursão elas percorrem 50km de trilha, com o objetivo de promover a cidadania, a inclusão e os valores sociais defendidos pela Associação Caminhantes da Estrada Real (Acer).

CAMINHOS – A Estrada Real, que surgiu no século XVII, abrange 1.630 quilômetros e compreende 199 municípios,  sendo 169 em Minas, oito no Rio de Janeiro e vinte e dois em São Paulo, divididos em  Caminho Velho, a primeira via a ser oficializada, ligando Paraty (RJ) a Ouro Preto (MG); o Caminho Novo, aberto no final do século XVII, entre Rio de Janeiro e Ouro Preto; e o Caminho dos Diamantes, na região do Serro Frio, entre Ouro Preto e Diamantina.

As caminhantes percorrem as cidades para promover o roteiro turístico, atuando nas áreas de cultura, meio ambiente, educação, saúde e ação social nas comunidades visitadas. Estimulam a melhoria das condições de vida dos habitantes, além de promover ações destinadas à preservação e valorização dos patrimônios histórico e artístico.

 

VIDA – Desenvolvem o projeto Árvore é Vida, idealizado há três anos, que prevê o plantio de mais de um milhão de árvores, com o objetivo de desenvolver a consciência das crianças para causas ambientais. Para isso, foi firmada uma parceria com o governo de Minas, através das secretarias de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, para plantarem mudas de árvores nas escolas públicas.

Já foram plantadas 40 mil mudas, entre as ações desenvolvidas pelo projeto, que também conta com a parceria de empresários que distribuem árvores para o plantio ao longo das caminhadas. Em setembro, elas pretendem ir a Granada, na Espanha, no que será o primeiro roteiro internacional do grupo, conta Maria Elvira Salles Ferreira, a atual presidente da Associação Caminhantes da Estrada Real.

Para fazer parte do grupo, as interessadas devem procurar a sede da associação (Rua Bernardo Guimarães, 2.200, Lourdes, Belo Horizonte-MG) ou acessar o site www.caminhantesdaestradareal.com.br.

Durante as caminhadas, cada integrante vai com um cajado na mão, cantando o Hino das Caminhantes: “Nos chamam de mensageiras/ Caminhantes, pioneiras,/ Romeiras e peregrinas/ Mulheres…”

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863