Do Curuzu ao Pelourinho, esse é o trajeto a ser percorrido na 12ª Caminhada da Liberdade, nesta terça-feira (20), em comemoração aos 317 anos de imortalidade de Zumbi dos Palmares – Dia Nacional da Consciência Negra.
A caminhada que tem apoio da Bahiatursa terá como ponto de partida o bairro do Curuzu, a partir das 15 horas, e conta com a participação de várias entidades carnavalescas da capital baiana, além da banda Aiyê composta por 120 músicos do Ilê Aiyê. Com o tema “A Copa de 2014 e a negritude brasileira”, o evento prestará uma homenagem aos craques do futebol brasileiro, a exemplo de Pelé, Garrincha, Ronaldo e Neymar.
“É uma justa homenagem às celebridades do futebol que contribuíram e contribuem com a autoestima do povo negro de toda a nação brasileira”, revela Billy Arquimimo, gerente do mercado americano da Bahiatursa. Ainda de acordo com Arquimimo, eventos como este são geradores de fluxo turístico para o Estado, sobretudo para o turismo Étnico.
“Vem gente de todo o Brasil para participar dessas atividades, e principalmente da Caminhada da Liberdade. A repercussão desse evento tem contribuído muito para vinda de afro-americanos, que realizam também, eventos musicais na cidade. Isso faz parte do dia a dia da Negra Bahia e da Bahiatursa”, completa.