Cabaceiras do Paraguaçu comemora 165° aniversário do poeta baiano Castro Alves

Praça Castro Alves. Foto: Rita Barreto

O município de Cabaceiras do Paraguaçu comemora, nesta terça (13) e quarta (14), os 165 anos do Poeta dos Escravos, Castro Alves. A pequena cidade, que fica a aproximadamente 160 quilômetros de Salvador, foi o local de nascimento do saudoso abolicionista e promove, nesses dias, uma programação especial em homenagem ao aniversário do poeta, no Parque Histórico Castro Alves (PHCA). Além das comemorações no município baiano, a data de nascimento de Castro Alves, 14 de março, é lembrada em todo o país com o Dia Nacional da Poesia.

A comemoração tem início nesta terça-feira (13), com a abertura da II Feira Cultural de Cabaceiras do Paraguaçu, a partir das 9h. Na quarta- feira (14), a programação será das 5h às 19h30, com alvorada, missa festiva, apresentações culturais, show musical e muito mais.

História – O poeta Antônio Frederico de Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847, ficou conhecido como o Poeta dos Escravos por ter lutado pela abolição da escravatura e por expressar, em suas poesias, a revolta que sentia pelo período da escravidão. O “Navio Negreiro” é uma das memoráveis obras de Castro Alves e expressa o cotidiano dos escravos.

Terça- feira (13)

9h – Abertura da II Feira Cultural de Cabaceiras do Paraguaçu

Quarta-feira (14)

5h – Alvorada

8h – Missa Festiva

9h – Apresentação do Grupo Cultural e Visitação da II Feira Cultural 9h30- Apresentação dos Projetos e Ações do PHCA

10h – Sessão Solene em homenagem ao Poeta “PHCA”

10h30 – Premiação do Festival de Declamação de Poesia

15h – Sessão Solene na Câmara de Vereadores

16h – Apresentação Musical no Parque Histórico

18h – Solenidade e entrega de Comendas Castro Alves

19h30 – Show Musical

Como chegar

Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, seguir pelo viaduto que dá acesso à BR-101, passando por Pedra do Cavalo e por Governador Mangabeira até chegar a Cabaceiras do Paraguaçu.

Onde ficar

Pousada Bela Vista – Distrito de Geolândia

Tel: (75) 3681-7014

Pousada e Restaurante Shalon – Rua O Livro e a América, s/n

Tel: (75) 3681-1105

Para mais informações sobre meios de hospedagem, basta entrar em contato com a Prefeitura local pelos telefones (75) 3681- 1048 /1129.

Onde comer

Restaurante e Pousada – Rua O Livro e a América, 56 – Centro

Churrascaria JB – Rua Guilherme de Castro, s/n – Centro

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091