Até domingo (31), a cidade de Ilhéus, a 464 quilômetros de Salvador celebrou a Semana Santa com a realização da primeira edição do Aleluia Ilhéus Festival, na avenida Soares Lopes, uma das principais do município.
O Aleluia Ilhéus teve como destaque o Seminário Floresta do Chocolate, além de grandes apresentações musicais, manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e mostras circenses, sem faltar os estandes de negócios e produtos agrícolas. A festa contou com a apresentação do padre Fábio de Melo e com apresentações do pianista Márcio Thadeu e Banda e da Filarmônica Capitania dos Ilhéus
O evento teve apoio financeiro da Bahiatursa e, segundo o diretor de Serviços Turísticos da empresa, Weslen Moreira, “o movimento de comerciantes e visitantes no local do evento foi muito significativo”. Ainda conforme Moreira, “as pousadas ficaram cheias e vieram caravanas de vários municípios vizinhos”.
O apoio ao festival faz parte da política de combate à sazonalidade, implementada pela Bahiatursa na região.
Projetado em um espaço de dois mil metros quadrados, o Aleluia Ilhéus Festival foi montado em uma área coberta da Praça Dom Eduardo, indo até as imediações da Praça Rui Barbosa.
Música e Literatura
Pelo palco montado ao lado da Catedral de São Sebastião, passaram grandes nomes da Música Popular Brasileira, sempre a partir das 22 horas. A programação musical foi aberta quinta-feira (28) com o grupo Amigas na Fé e Padre Fábio de Melo, e prosseguiou, na Sexta-Feira da Paixão, dia 29, com o pianista Márcio Thadeu e Banda e a Filarmônica Capitania dos Ilhéus. No Sábado de Aleluia, dia 30, a dupla Brena Gonçalves e Laís Marques e a banda Roupa Nova se apresentaram. No domingo, dia 31, foi a vez da banda Scambo e do grupo O Teatro Mágico.
Os visitantes contaram ainda com uma área composta por estandes que divulgaram segmentos como artes plásticas e artesanato. O espaço teve ainda um local reservado para mostrar ao público o ciclo da cacauicultura e exposição de produtos agrícolas, além de apresentações de manifestações culturais.
No espaço Literarte, coordenado pela Academia de Letras de Ilhéus, turistas e baianos tiveram contato com a história que envolve o universo do escritor baiano Jorge Amado. Com o tema ‘Da terra de Jorge Amado para o mundo’ o encontro abordou os principais aspectos da literatura regional, com o objetivo de estimular novos escritores.