BNB disponibiliza R$ 300 milhões para requalificação do parque hoteleiro e outros projetos

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o superintendente regional do Banco do Nordeste, Nilo Meira Filho, e o presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS), Sílvio Pessoa, assinaram nesta segunda-feira (21) um convênio que prevê a liberação de R$ 300 milhões para a aplicação em financiamentos de projetos ligados às áreas de turismo e eventos no Estado. Parte dos recursos estará destinada à requalificação do parque hoteleiro da capital baiana, visando à melhoria dos estabelecimentos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o superintendente regional do BNB, Nilo Meira Filho, os recursos fazem parte do FNE, uma linha de crédito de longo prazo que pode chegar a 20 anos. A taxa de juros varia de acordo com o porte da empresa e pode ser de 10% ao ano até taxas líquidas de 8,5%aa e 7%aa “Se houver demanda para mais recursos, podemos ampliar o orçamento”, disse.

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, informou que o convênio significa uma ação conjunta dos governos e iniciativa privada na qualificação do produto Bahia. “Não só hotel, mas restaurantes e equipamentos turísticos estão sendo beneficiados com este convênio que garantirá uma melhor qualidade dos serviços turísticos no Estado”, afirma.

Leonelli também defende que o prazo de pagamento dos financiamentos seja dilatado para quem for executar reformas nos hotéis. “Estamos para conquistar um maior prazo, já falei com o ministro Fernando Bezerra e também terei uma audiência com o presidente do BNB”, completou.

Para o presidente do SHRBS, Sílvio Pessoa, o convênio beneficiará o setor, pois “alguns hotéis já têm mais de 25 anos sem reformas. Além disso, o Estado possui hoje 25 mil bares e restaurantes que também terão acesso ao benefício. Esse pode ser um grande legado da Copa para o setor hoteleiro”, disse.

Como obter o benefício – Para ter acesso à linha de crédito, o interessado deve procurar o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte, que fará uma triagem e encaminhará os documentos ao BNB. O cadastro é aprovado em até uma semana.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091