Bahiatursa prepara cortejo especial para a Lavagem do Bonfim

 

2012_01_12 Lavagem do Bonfim – Igreja do Bonfim – Foto João Ramos – Bahiatursa 39

Uma das mais tradicionais festas da Bahia, marcada pelo sincretismo religioso que junta católicos e adeptos do candomblé, a Lavagem do Bonfim, reunirá na próxima quinta-feira (17), baianos e turistas na procissão em homenagem ao Redentor.

O cortejo oficial que conta com o apoio da Bahiatursa, e a participação do governador em exercício Otto Alencar, além do secretário de Turismo Domingos Leonelli, entre outras autoridades políticas, tem início às 9h, na Conceição da Praia e segue em direção à Colina Sagrada. Para animar a caminhada e abrilhantar ainda mais a festa, 40 baianas, 20 capoeiristas do grupo Mangangá e 40 músicos da Orquestra Xangô sob a regência do maestro Reginaldo, vão se unir ao afoxé Filhos de Gandhy,  aos grupos Unisamba, compostos por representantes de blocos de samba da Bahia, e ao Profissão Samba com Neto Bala, além da irreverência do “Rixô Elétrico” de Fred Menendes.

Após cumprir o percurso de oito quilômetros, entre a Basílica da Conceição da Praia e a Igreja do Bonfim, é chegada a hora das baianas lavarem o adro e as escadarias da igreja com água de cheiro. Uma oportunidade especial para fieis e religiosos pagarem  promessas  e agradecerem pelas graças alcançadas.

Tradição

A tradicional Lavagem do Bonfim já acontece há 259 anos. É realizada sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o dia de Reis (06/01). O calendário da festa em homenagem ao Senhor do Bonfim, tem início com uma novena que culmina com a missa solene no domingo, após a lavagem. Este ano, o ritual católico teve início na quinta-feira (10) e segue até o sábado (19). No domingo (20), acontece a missa solene, às 10h, na Igreja do Bonfim, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. O encerramento da festa acontece, às 16h com a “Procissão dos três pedidos”, saindo Igreja dos Mares com destino ao Bonfim.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863