Bahiatursa patrocina decoração do Ilê

O bloco desfila com o tema Ilê Axê Jitolu Para o Mundo  Foto: João Ramos/ Bahiatursa

O bloco desfila com o tema Ilê Axê Jitolu Para o Mundo Foto: João Ramos/ Bahiatursa

A A Bahiatursa está patrocinando a decoração do Ilê Aiyê, que este ano homenageia a ialorixá Mãe Hilda de Jitolu e o carnavalesco Apolônio de Jesus, um dos fundadores do bloco.

São vários estandartes e símbolos, associados a elementos de matriz africana, que estão ornamentando a Senzala do Barro Preto, o Terreiro Ilê Axé Jitolu, a Ladeira do Curuzu e o bloco. A decoração foi criada por Raimundo Souza (Mundão).

Com o tema Ilê Axê Jitolu Para o Mundo – Ah Se Não Fosse o Ilê Aiyê, o bloco afro, conhecido como o “mais belo dos belos”, nascido no Curuzu,  inicia nas ruas do bairro, neste sábado à noite, sua participação no Carnaval 2014. Contando a história dos 40 anos do bloco, cumpre um verdadeiro ritual, que atrai milhares de baianos e turistas.

Segundo o presidente do bloco, Antonio Carlos, o Vovô, “este vai ser um carnaval diferenciado, pois são 40 anos divulgando as nossas raízes pelo mundo afora. Isso é emocionante”.

O 40º aniversario é mais um marco na trajetória daquele que se consolidou como primeiro bloco afro da Bahia. O Ilê iniciou sua história em 1º de novembro de 1974, no Curuzu, na Liberdade, bairro de maior população negra do país, onde vivem cerca de 600 mil habitantes. O bloco nasceu no espaço sagrado do  terreiro de candomblé de nação gege-nagô Ilê Axé Jitolu, comandado por Mãe Hilda Jitolu.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863