Bahiatursa participa do II Fórum do Carnaval de Salvador

Representantes do poder público, entidades carnavalescas e membros da sociedade civil estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (17), durante o II Fórum do Carnaval de Salvador, realizado no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Ufba (Pelourinho).

Com o tema “O Carnaval que queremos…”, o evento promovido pelo Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), com apoio da Bahiatursa, foi dividido em quatro painéis: Fortalecimento do circuito Osmar (Campo Grande); Economia e inclusão sociocultural do Carnaval; Plasticidade e Transmissão do Carnaval.

De acordo com o presidente do ComCar, Pedro Costa, o fórum tem como objetivo principal discutir assuntos que contribuam para a melhoria da maior festa popular do mundo.

“A realização do fórum é fundamental, assim como o Carnaval é para todas as categorias envolvidas e para a cidade de Salvador. Convidamos representantes dos governos municipal e estadual, além de produtores culturais, artistas plásticos, empresários e músicos para discutir alguns aspectos importantes, como a infraestrutura e inovação dos três circuitos”, revela Pedro.

Presentes no evento, o secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, e o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, apresentaram as receitas e despesas geradas pela folia momesca, na Bahia.

De acordo com Ferrero, neste ano de 2012 a Bahiatursa dispensou um patrocínio de 15 milhões de reais, por meio do Consorcio OCP Mago, responsável pela comercialização das cotas de patrocínio do Carnaval da capital baiana.

“Foram quase quatro milhões somente com a contratação de trios e artistas, além da contratação de guias e monitores bilíngues, receptivo turístico disponíveis em hotéis e terminais de passageiros, e serviços como o Disk Bahia Turismo, afirma.

Durante o Carnaval de 2012, a presença de cerca de 500 mil turistas à capital baiana garantiu uma ocupação hoteleira de 94% nos hotéis que fazem parte do circuito da folia. Nos seis dias de festa, foram realizados mais de 90 mil atendimentos a baianos e turistas que buscavam informações sobre  programação, endereços e telefones uteis.

A Bahiatursa, também apoiou o carnaval do folião pipoca no interior do Estado. Foram mais de 26 municípios contemplados, que receberam trios elétricos e atrações como Magary Lord, Mametto, Lazzo Matumbi, Gerônimo, dentre outros.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091