Bahiatursa e Embratur articulam São João da Bahia na Europa

São João da Bahia no Centro Histórico de Salvador; cerca de 100 atrações Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

São João da Bahia no Centro Histórico de Salvador: cerca de 100 atrações em 2014 Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Ao participar  da 35ª Feira Internacional de Turismo – Fitur, uma das maiores e mais importantes do mundo,  o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia), articula com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) a promoção e venda do São João da Bahia em diversos mercados internacionais.

A declaração é da diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França,  que se reuniu com operadores de viagens  internacionais, incluindo portugueses que já têm dois voos charters programados, em março, para a Bahia.

Rosana França também reuniu-se com Marco Lomanto, diretor da Embratur, sobre as ações que serão realizadas em parceria com outros estados da Região Nordeste, para a divulgação das festas de junho.

A Fitur, que acontece em Madri até o dia1º de fevereiro, foi aberta na manhã desta quarta-feira (28/2) com a presença do rei da Espanha, Felipe de Bourbon, e a rainha, Letizia.

POTENCIAL JUNINO - Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o carnaval era visto, tradicionalmente, como a principal festa da Bahia. “Mas, a partir de um olhar diferenciado, vimos o potencial das festas juninas, cuja cadeia produtiva é infinitamente maior, abrangendo quase a totalidade dos 417 municípios da Bahia”.

Diogo informa que, no ano passado, o Governo do Estado investiu recursos da ordem de R$ 17,6 milhões, com a participação de empresas privadas, para a realização do São João da Bahia.

“Em Salvador, o valor chegou a R $ 7, 5 milhões. Cerca de 250 municípios foram contemplados com verba de apoio. O Centro Histórico de Salvador viu uma festa bonita, com cerca de 100 atrações – entre elas Elba Ramalho, Aviões do Forró e Adelmário Coelho -, que ganhou em animação também por causa da Copa do Mundo”.

O presidente da Bahiatursa  diz que a estratégia da Bahiatursa é trabalhar o São João da Bahia como um produto não apenas para captar visitantes de outros estados do Brasil, mas turistas internacionais.

Entre as ações nesse sentido, no ano passado, a Bahiatursa realizou um evento típico junino para cerca de 200 profissionais de turismo, jornalistas e operadores e agentes de viagens em Santiago do Chile, com o objetivo de promover o destino Bahia e os voos da Air Europa entre Salvador e a capital chilena.

EMBRATUR - Rosana reafirmou a importância do apoio da Embratur ao calendário de ações promocionais da Bahiatursa em 2015 e disse que uma das ações que mais se discutem em Madri é a participação na BTL, Feira Internacional de Turismo que acontece em Lisboa de 25 de fevereiro a 1º de março.

Para a BTL já foi fechada a realização de um programa de hosted  buyers (rodada de negócios entre operadores internacionais) tendo confirmada  a participação de 400 profissionais.

“O diretor da Air Europa na América Latina, Enrique Ambrosio, também nos visitou falando sobre a venda específica de pacotes para o carnaval em Salvador e estamos abrindo novas frentes de possibilidade da retomada do voo de Córdoba, na Argentina, para capital baiana com a companhia aérea”, disse.

Muito movimentada, a Fitur-Madri conta com um pavilhão da América do Sul,  tendo a participação de países como Peru, Chile e Argentina. Rosana destaca também, entre os concorrentes brasileiros, a presença do México e da República Dominicana.

Segundo a diretora de Relações Internacionais, o movimento surpreendeu, no primeiro dia, em relação ao ano passado. A presença da baiana Lucicleide Nascimento, distribuindo as fitinhas do Senhor do Bonfim, como sempre, tem sido uma atração à parte.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863