Bahiatursa busca ampliar mercado na América Latina

A estratégia é captar novos voos e fortalecer os já existentes  Foto Jota Freitas/Setur

A estratégia é captar novos voos e fortalecer os já existentes Foto Jota Freitas/Setur

A Bahiatursa participa de 22 a 24 de abril da WTM – World Travel Market Latin America, que acontece pela terceira vez em São Paulo no Expo Center Norte, simultaneamente ao 43º ECB – Encontro Comercial Braztoa. Principal feira do setor de viagens e turismo com foco na América Latina, a WTM Latin America atrai mais de 15 mil visitantes, oportunidade para a Bahiatursa mostrar o que a Bahia tem de melhor como destino internacional.

A estratégia em 2015 é captar novos voos da América Latina e fortalecer os voos já existentes de países como Chile e Argentina, segundo informa o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.  A WTM contempla segmentos distintos de mercado, emissivo, receptivo e doméstico, promovendo a América Latina para o mundo e o mundo para a América Latina. A participação na feira é fruto de uma parceria com o Ministério do Turismo.

Na edição 2014 da WTM, foram realizados US$ 341 milhões em negócios, entre 1,3 mil expositores e cerca de 900 compradores, em parte graças às várias reuniões de negócios pré-agendadas. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que inclui também a World Travel Market, o Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa.

HOTELEIROS - Para o posicionamento do continente latino-americano como uma das regiões turísticas mais importantes do mundo, pela primeira vez, o FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) promoverá um workshop para os visitantes da feira. A entidade representa as mais importantes cadeias de hotéis no Brasil e conta hoje com 26 associados, totalizando 630 hotéis e 104 mil unidades habitacionais.

O evento reunirá cadeias hoteleiras, companhias aéreas e de tecnologia e as TMCs (agências de viagens especializadas no mercado corporativo), entre elas Alatur, Copastur, Kontik, Maringá, Master, Tour House e Uniglobe. Cem compradores de viagens corporativas irão participar do evento com o objetivo de fechar negócios com os expositores.

TURISMO RESPONSÁVEL - Um dos temas de grande sucesso na WTM Londres também estará em pauta na WTM Latin America. Haverá uma programação especial, com palestras e seminários com especialistas do setor. Novos expositores, incluindo a Colômbia, o Conselho de Turismo da Espanha (Tur España) e a Câmara de Comércio de Istambul, na Turquia, também participarão do evento.

AMPLIAR MERCADO - Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado,  a presença baiana na feira tem como objetivo ampliar o mercado, já definido como prioritário a América do Sul, para a América Latina. “Em bom momento a Bahia está neste evento para dar continuidade ao trabalho já realizado de divulgação das suas 13 zonas turísticas, atrair mais visitantes e captar novos voos”, afirma.

Com a distribuição do material promocional e a realização de contatos para estreitar relações com as empresas presentes no evento, a Bahiatursa e os parceiros do trade fazem a promoção do Estado, fortalecendo e divulgando os produtos e segmentos e buscando aproximação com profissionais de diversas áreas da indústria do turismo.

Diretora de Promoções da Bahiatursa,  Rosana França informa que a Argentina é o principal polo emissor de turistas para a Bahia. Ela diz que o Chile e o Uruguai também vêm crescendo muito. “É mais do que importante trabalhar e aproveitar essa feira para divulgar os nossos voos e segmentos turísticos em um mercado tão competitivo”, acrescenta.

ENCONTRO BRAZTOA - A partir de 2013 a Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo) passou a realizar seus encontros comerciais juntamente com a WTM Latin America. Em 2014 contou com 70 expositores e atingiu a marca de 16 mil visitas. A Braztoa mantém o objetivo principal de estreitar e fortalecer o relacionamento entre os operadores e os demais profissionais de turismo de todo o país e exterior.

Durante a WTM, os encontros comerciais continuarão antecipando as tendências e novidades da próxima temporada, em um espaço 100% profissional, voltado exclusivamente à realização de negócios. O 43º ECB acontecerá em um espaço com cerca de 1200 m², ocupado exclusivamente por seus associados, no centro do pavilhão.

TURISMO NA AL - Dados da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) indicam que a expectativa para o crescimento de turistas na América Latina é, em média, de 3.3% ao ano entre 2010 e 2030. Isso representa 43 milhões de visitantes a mais chegando todos os anos, alcançando um total de 1.8 bilhão em 2030.

Entre 2008 e 2013, a América Latina registrou um aumento de mais de 12 milhões de turistas em viagens de lazer e negócios. Os cinco países que receberam o maior número de turistas em 2013, totalizando mais de 63 milhões de visitantes, foram México, Brasil, Argentina, Chile e República Dominicana.

 

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863