Bahiatursa apresenta estratégias de promoção do Estado a gestores públicos

Representantes de 10 das 13 zonas turísticas baianas reuniram-se, nesta terça-feira (22), durante a 3ª edição do Encontro de Gestores Públicos de Turismo, realizado na Bahiatursa. Com o objetivo de fortalecer os laços do governo com os destinos turísticos baianos, foram realizadas palestras e oficinas.

Presente na segunda parte do evento, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, ressaltou a cooperação dos municípios com o Estado, visando a um trabalho conjunto. “Com a participação de todos, os resultados são sempre melhores. Um bom exemplo é o São João, que conseguimos transformar em produto nacional”, lembrou o secretário.

Durante o encontro, o coordenador da diretoria de Relações Nacionais da Bahiatursa, Paulo Mello, falou sobre a estratégia e o calendário promocional nacional do Destino Bahia. Segundo ele, nos últimos anos, a participação da Bahiatursa em grandes eventos nacionais tem sido primordial para a captação de visitantes para o Estado. “Ao participar de importantes feiras, workshops e outros tipos de eventos, criamos possibilidades de realização de negócios. Isto é essencial para fomentar o turismo”, explicou.

A diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, mostrou a estratégia e o calendário promocional internacional do Destino Bahia. Entre os pontos abordados, a importância da captação de novos voos internacionais, e a participação do Estado em eventos de grande visibilidade no mundo, como a regata Transat 6.50, a lavagem de La Madeleine e feiras como a FIT, na Argentina, e a World Travel Market, na Inglaterra.

A diretora explicou que entre 2007 e 2011, a Bahiatursa participou de aproximadamente 110 ações promocionais internacionais, dentre festivais gastronômicos, seminários, feiras, capacitações, workshops e road-shows. “Esses eventos são importantes portões de acesso ao mercado de viagens e turismo. Como muitos são dirigidos a profissionais, estamos em constante atualização, trocamos experiências e melhoramos a forma como promovemos o nosso destino”, completou.

A chefe do Departamento de Planejamento e Marketing da Bahiatursa, Isabela Casales, apresentou aos participantes a estrutura e o plano de promoção do Salão Baiano de Turismo e da Feira dos Municípios, que acontecerão de 15 a 18 de março de 2012, no Parque de Exposições de Salvador. “O objetivo é realizar um evento que reúna toda a Bahia em um só lugar, com seus produtos e atrativos turísticos”, contou.

Este ano, o encontro, que aconteceu durante todo o dia, contou com a participação de prefeitos, secretários e diretores de turismo, além de integrantes do trade baiano.

Para o diretor de Serviços Turísticos, Weslen Moreira, nesses três anos de Encontro de Gestores Públicos de Turismo, “vários debates transformaram-se em ação e, a cada ano, a participação das zonas turísticas ganha mais representatividade. Este ano tivemos um debate ajustado e fizemos um balanço positivo do aumento da ocupação turística”, disse Weslen.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091