Bahiatursa apresenta 54 ações promocionais da Bahia no Fórum Panrotas

Guillermo Alcorta,presidente da Panrotas com o secretário de Turismo da Bahia,Nelson Pelegrino      Foto Rita Barreto/Bahiatursa

Guillermo Alcorta, presidente da Panrotas, com o secretário de Turismo da Bahia Foto Rita Barreto/Bahiatursa

Calendário 2015 do turismo baiano contém três novos produtos –  Bahia Boat,  Festival do Interior e  Micareta de Salvador -, que se juntam a grandes celebrações como o São João da Bahia, a Semana da Consciência Negra, o Natal e o Réveillon

O Calendário de Eventos Bahiatursa 2015, lançado no 13º Fórum Panrotas – Tendências do Turismo, aberto na manhã desta terça-feira (24/3) em São Paulo, apresenta 54 ações promocionais da Bahia realizadas no próprio Estado, no Brasil e no exterior, com a apresentação de três novos produtos: o Bahia Boat, que acontece em julho, no Centro de Convenções da Bahia, o Festival do Interior, em agosto, no Parque de Exposições, e a Micareta de Salvador, em outubro, em local a ser definido.

Todas as ações promocionais que a Bahiatursa realizará durante o ano nos mercados nacional e internacional, a exemplo de feiras, road shows, workshops e eventos promovidos por operadoras ligadas aos principais mercados emissores para a Bahia, estão detalhadas no calendário, que traz uma novidade: o Calendário Bahia, com as especificações das ações desenvolvidas no Estado, dentre elas os festejos juninos, que acontece durante todo o mês de junho.

A Bahia participa como destino patrono do Fórum Panrotas, que acontece no Golden Hall WTC Events Center, até quarta-feira, 25, tendo visibilidade junto a 1.100 profissionais do turismo, quase 50% deles formados por presidentes, vice-presidentes e diretores de empresas. Considerado o maior fórum de debates do turismo no Brasil, com o Panrotas a Bahiatursa inaugura a participação baiana no calendário turístico nacional em 2015.

Presente na abertura, o secretário do Turismo, Nelson Pelegrino, disse que o fórum apresenta uma agenda de palestra e debates muito rica, que vem ao encontro de muitas preocupações da Setur e da Bahiatursa em relação à venda do destino da Bahia, em relação à mídias digitais, o custo Brasil e estratégias de posicionamento no mercado. “Tenho a certeza de que a equipe da Bahiatursa, que está presente aqui juntamente com  a Setur, nós vamos trazer subsídios importantes dentro da nossa estratégia para consolidar a Bahia como terceiro destino turístico do Brasil”, acrescentou.

Para o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a Bahia não poderia encontrar evento melhor para lançar seu calendário, pois o Fórum Panrotas, que abriga os representantes top do mercado, é referência no turismo nacional, estando a presença como destino patrono justificada pela oportunidade de estreitar relacionamento com as grandes empresas em busca do fortalecimento do turismo de negócios no Estado.

Os produtos turísticos baianos estão  destacados em quatro grandes painéis posicionados estrategicamente no Fórum Panrotas, representando a riqueza e a beleza de Salvador com a Baía de Todos-os-Santos, a segunda maior do mundo, o ecoturismo e o turismo de aventura da Chapada, os campos de golfe (o estado possui quatro dos melhores do Brasil, com 18 buracos) e o São João, maior festa regional do Brasil, que movimenta quase todos os 417 municípios baianos.

FESTEJOS JUNINOS
Os Festejos Juninos, que acontecem durante todo o mês de junho e ganham força, este ano, com o empenho do Governo do Estado, por meio da Setur e Bahiatursa, de torná-los uma celebração de alcance nacional e internacional,  são um dos destaques do Calendário de Eventos Bahiatursa 2015. Acontece em praticamente todos os 417 municípios baianos, com festas durante 30 dias  em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.

BAHIA BOAT
O Bahia Boat é a primeira vez que acontece. Vai reunir especialistas, de 23 a 26 de julho, em torno de discussões sobre a exploração do potencial náutico da Bahia, estado que tem mais de 1 mil km de litoral, fora os mais de 1 mil km² da Baía de Todos-os-Santos, a maior do Brasil, com suas 56 ilhas e 18 municípios costeiros.

FESTIVAL DO INTERIOR
A 4ª edição do Salão Baiano de Turismo será deslocada para agosto. Acontece juntamente com o Festival do Interior, no Parque de Exposições, com a presença de todas as zonas turísticas, oferecendo uma visão mais ampla dos municípios do Estado.

MICARETA DE SALVADOR
O primeiro Carnaval fora de época de Salvador acontecerá em outubro e pretende trazer para a primavera o colorido e a sonoridade do verão.

CONSCIÊNCIA NEGRA
Uma série de atividades que envolvem o turismo étnico-afro. A programação, que acontece em novembro, foi planejada para divulgar o segmento e também oferecer uma pequena amostra do que ele representa.

NATAL E RÉVEILLON
Ações específicas já utilizadas com êxito, em dezembro, como iluminação cênica do Centro Histórico, Natal Luz e árvore para visitação no Dique do Tororó. Apresentação de coral e Auto de Natal em praças públicas. O Réveillon pode ser considerado a abertura do verão. Um calendário de espetáculos que culmine com um réveillon de grande porte será uma ferramenta importante.

AÇÕES NACIONAIS
São 22 ações nacionais,  destacando-se, dentre elas, a participação na 38ª Aviesp – Expo de Negócios em Turismo, em Campinas-SP, dias 10 e 11 de abril; no Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu-PR, de 17 a 19 de junho; na 11º Expocatólica, de 2 a 5 de julho, em São Paulo; na 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo, de 24 a 26 de setembro, em São Paulo; e no 27º Festival Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, no Rio Grande do Sul, de 6 a 8 de novembro.

AÇÕES INTERNACIONAIS
São 24. As ações de captação e incentivo aos voos internacionais diretos para Salvador vão continuar com a participação em eventos diversos como o Workshop American Airlines, que acontece em Los Angeles em data ainda a definir, e o lançamento dos voos da Aerolíneas Argentinas de Buenos Aires. Em abril, a Bahiatursa volta à Feira Mundo Abreu, que acontece de 6 a 12 em Lisboa/Portugal.

Em setembro, a partir de 29, participa da Top Resa, em Paris/França, que se estende até 2 de outubro. No Panamá, em data ainda a ser definida, participará de visitas técnica a novos mercados. Também promoverá as manifestações artísticas e culturais baianas na Semana do Brasil e Lavagem da Rua 46, em Nova York, de 25 a 31 de agosto, e na lavagem da La Madeleine, em Paris, no dia 11 de setembro.

GASTRONOMIA
Outro diferencial no fórum, que dá visibilidade à riqueza cultural do Estado, é a gastronomia. Como destino patrono, a Bahia recebe os participantes para o café da manhã, almoço e coffee breaks do evento, nos dois dias. A ação tem como tema Sabores da Bahia. Os garçons trajam avental com a logomarca do Estado. No cardápio, toda a criatividade baiana.

 

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863