Bahiatursa apoia Carnaval de ícones da folia baiana, nos bairros e em mais de 30 municípios

Artistas como Moraes Moreira, Riachão e Baby do Brasil têm participação confirmada

O sambista Riachão é o grande homenageado da Mudança do Garcia Foto: Tancredo Calheira/ Secult

O sambista Riachão será o grande homenageado da Mudança do Garcia  Foto: Tancredo Calheira/ Secult

O apoio à Mudança do Garcia, com uma homenagem ao consagrado sambista Riachão, a celebração dos 40 anos de folia de Moraes Moreira, com o Trio Moraes 40 Carnavais, e o aporte à festa em mais de 30 cidades do interior baiano estão garantidos pela Bahiatursa, que privilegia os bairros, os trios elétricos independentes, bandas, blocos, afoxés e artistas das mais diferentes vertentes, que vão da música pop à axé-music.

A Empresa de Turismo da Bahia investe R$ 15 milhões – dos R$ 60,2 milhões destinados pelo Governo do Estado -, que incluem a folia nos municípios, ações publicitárias e a cota de patrocínio da Prefeitura Municipal do Salvador. “Como já é tradicional, a Bahiatursa apoia o lado mais genuíno do Carnaval da Bahia, dando oportunidade para artistas e entidades de reconhecido valor artístico e cultural”, afirma Fernando Ferrero, presidente da Empresa de Turismo, que destaca o aporte ao Carnaval em bairros como Paripe, Cajazeiras, Itapuã  e o 2 de Julho, que este ano terá a Vila da Diversidade.

Moraes Moreira comemora 40 anos de folia no trio Moraes 40 Carnavai Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Moraes Moreira comemora 40 anos de folia no trio Moraes 40 Carnavai  Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

RIACHÃO E INTERIOR – Riachão, um dos mais importantes sambistas do país, será o grande homenageado da Mudança do Garcia, justamente no ano em que ele dará nome a um novo circuito da folia (Circuito Riachão).  Aos 92 anos, o cantor e compositor lançou recentemente seu terceiro disco de carreira, Mundão de Ouro, com sucesso de crítica e público e shows pelo país.

Nomes como Gerônimo, Baby do Brasil e Paulinho Boca de Cantor também serão destaques durante a folia na capital baiana, entre um sem-número de atrações, dentre elas, Tonho Matéria e Karla Cristina.

Do Carnaporto, de Porto Seguro, um dos mais badalados carnavais do Estado, ao Carnaoeste de Barreiras, passando por Correntina, Rio de Contas, Cachoeira, Itacaré, Prado, Abaíra e até as ilhas de Paramana e Bom Jesus, na Baía de Todos-os-Santos, a ordem é entrar na folia. A ação da Bahiatursa abrange festas pré-carnavalescas, como o concurso de escolha da Rainha do Carnaval de Salvador, realizado na última sexta-feira (14).

RECEPTIVO E GUIAS – De quinta-feira, dia 27 de fevereiro, até terça-feira, dia 4 de março, os turistas serão recebidos por baianas caracterizadas, no Aeroporto Internacional de Salvador, com muito axé e fitinhas do Senhor do Bonfim. Na terça-feira, dia 4, a Bahiatursa prepara receptivo especial para os cerca de 10 mil turistas, que vão desembarcar em navios no Porto de Salvador, também com a presença de baianas e a animação de um minitrio.

O Disque Bahia Turismo (71-3103-3103), call center, funciona 24 horas, com informações em português, inglês e espanhol, e dados precisos sobre a agenda de Salvador e outras cidades turísticas,  endereço e telefone de museus, bares e restaurantes, e horários de saída de lanchas, ônibus e passeios de escuna. O serviço também possui uma versão na web, através do portal www.bahia.com.br, em que o internauta pode obter as mesmas informações da versão telefônica, de forma gratuita.

Os estrangeiros terão à disposição o Projeto Guias e Monitores do Carnaval, com mais de 300 profissionais habilitados em até seis idiomas (português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano) distribuídos em 21 pontos que incluem  hotéis e portões de entrada de Salvador como o porto, o aeroporto e a estação rodoviária.  Os surdos contarão com  atendimento na Língua Brasileira de Sinais.  A operação funciona 24 horas, com início às 00h do dia 27.02.2014 (quinta-feira) e término às 12h do dia 05.03.2014 (Quarta-feira de Cinzas).