Bahiatursa apoia 3º Fórum do Carnaval de Salvador

Realizado pelo CONCAR o encontro sobre a folia baiana será seguido por uma rodada de negócios na  quarta. Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Realizado pelo CONCAR, o encontro será seguido por uma rodada de negócios.  Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Uma reflexão sobre a folia baiana, que passa por temas como economia, inovação, criatividade, direito de imagem,  geração de fluxo turístico e a relação entre público e privado na festa, será feita no próximo dia 10/12 com a realização do 3º Fórum do Carnaval de Salvador, no Centro de Convenções da Bahia.

Realizado pelo Conselho Municipal do Carnaval – Comcar, o evento – que acontece durante todo o dia, e será seguido, no dia 11, pela manhã, de uma rodada de negócios entre representantes de blocos de carnaval e fornecedores – conta com o apoio da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa,  Prefeitura e Câmara Municipal de Salvador e Sebrae Bahia.

Nomes como Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura e atualmente secretário municipal de Cultura de São Paulo, o músico Carlinhos Brown, e o presidente do Olodum, João Jorge, estão confirmados entre os participantes das mesas de debate.

EXPECTATVA - Segundo Pedro Costa, presidente do Comcar, a expectativa em torno do fórum é muito boa. “Todos os segmentos do carnaval deram apoio. Os temas elaborados e discutidos junto com a Bahiatursa, Saltur (Salvador Turismo),  entidades carnavalescas e vereadores da Comissão do Carnaval foram bem selecionados,  relacionados a assuntos que impactam na qualidade da festa e realmente merecem ser discutidos”.

Pedro acrescenta que do fórum deve ser extraído um documento a ser divulgado para que os poderes público, estadual e municipal, iniciativa privada e os segmentos carnavalescos possam efetivamente tomar uma providência e ampliar a qualidade do carnaval de Salvador.

A rodada de negócios, segundo ele, envolve as entidades de todos os segmentos do carnaval e os fornecedores, buscando assim um relacionamento mais estreito entre a cadeia produtiva, “na expectativa de que possamos realizar, no mês de agosto de 2015, uma grande feira do Carnaval da Bahia”, afirma, destacando o apoio do Sebrae-Ba, “que está, em conjunto com o Comcar, buscando fortalecer a cadeia produtiva do carnaval”.

APOIO – “A Bahiatursa investe no sucesso do fórum no sentido de repensar a festa popular como um polo aglutinador de turistas, de geração de emprego e o que movimenta essa cadeia produtiva – o trabalho, o investimento, a contratação –, no sentido de realizar uma festa cada vez melhor também para os que visitam Salvador”, afirma Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da empresa baiana.

Tradicionalmente, a Bahiatursa apoia o Carnaval da Bahia dando oportunidade de apresentação a artistas e entidades de reconhecido valor artístico. Em 2014, investiu na Mudança do Garcia, com uma homenagem ao sambista Riachão,  contratou e patrocinou trios independentes, bandas, blocos, afoxés e artistas das mais diferentes vertentes, sem contar o aporte à folia em cidades do interior baiano.

3º FORÚM DO CARNAVAL DE SALVADOR

PROGRAMAÇÃO

DIA 10/12/2014 – QUARTA-FEIRA

08:30 CREDENCIAMENTO

09:30 ABERTURA (AUTORIDADES)

10:30 MESA 01: “INOVAÇÕES E OUSADIA NA FESTA”

CONVIDADO: MAURICIO MAGALHÃES/ Administrador com especialização em marketing, sócio presidente da Agência TUDO, empresa do Grupo ABC- JUCA FERREIRA/ Sociólogo e Secretário Municipal de Cultura de São Paulo/SP.

MEDIADOR: JAIRO DA MATA/Coordenador do Carnaval eleito pelo COMCAR e Representante dos Blocos de Samba

11:30 MESA 02: “PROJEÇÃO DA IMAGEM E DIREITO DE ARENA”

CONVIDADOS: CARLINHOS BROWN/Músico – REPRESENTANTE DAS EMISSORAS DE TV – JOÃO JORGE /Presidente do Olodum – RICARDO MAURICIO/ Advogado – SIDNEY ZAPATA/ Diretor Administrativo do Sindicato dos Músicos no Estado e Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil

MEDIADOR: SÉRGIO BEZERRA/Representante do Carnaval Percussivo da Barra

12:30 ALMOÇO / RETORNO: 14:00

14:30 MESA 03: “CARNAVAL – GERADOR DE FLUXO TURÍSTICO “

CONVIDADOS: MANOEL GARRIDO/Presidente da ABIH – JOSÉ ALVES/Presidente da ABAV – ELIANA DUMET/Diretora de Eventos SALTUR – WESLEN MOREIRA/ Diretor de Serviços Turísticos da BAHIATURSA – Representante da CVC

MEDIADOR: PEDRO COSTA/Presidente do COMCAR

15:30 MESA 04: “ECONOMIA CRIATIVA, ORGANIZANDO E PENSANDO A CADEIA PRODUTIVA DO CARNAVAL”

CONVIDADOS: REJANE MIRA/Consultora SEBRAE “Sobre Turismo” – WASHINGTON PAGANELLI/Bloco As Muquiranas – JOSÉ GILBERTO/Representante dos Blocos Afro – CARLOS PAIVA/SUPROCULT/SECULT – CLÍMACO DIAS/Pesquisador UFBA, Mestrado em Geografia Dissertação de Mestrado “Carnaval de Salvador: Mercantilização e Produção de Espaços de Segregação, Exclusão e Conflito”, 2002.

MEDIADOR: JOAQUIM NERY/Diretor Sócio da Central do Carnaval e Presidente Assoc. Brasileira de Entretenimento na Bahia (ABRE)

16:30 MESA 05: “CARNAVAL UMA PARCERIA PÚBLICA E PRIVADA?”

CONVIDADOS: GUILHERME BELLITANNI/Secretario de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador – DIOGO MEDRADO/Presidente da Bahiatursa – HENRIQUE CARBALLAL/Presidente da Comissão de Carnaval – CLÍNIO BASTOS/Executivo da Camarote Marketing

MEDIADOR: WINDSON SILVA/Vice Presidente do COMCAR

18:30 ENCERRAMENTO : COQUETEL COMCAR – CARNAVAL 2015

DIA 11/12/2014 – QUINTA-FEIRA

09 às 13h: RODADA DE NEGÓCIOS – ORGANIZAÇÃO SEBRAE

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863